06.09.2021 às 13:51h - Saúde
A secretaria de Saúde Guarujá do Sul ainda enfrenta atrasos na entrega de medicamentos para a farmácia básica. A situação melhorou nos últimos meses, principalmente referente à falta de remédios que durante o agravamento da pandemia foi registrado. O comentário é da secretária de Saúde, Franciane Baseggio. Segundo ela, apenas um medicamento para dores estomacais está registrando falta na unidade em Guarujá.
A secretária explicou que o motivo se deve a falta de empresas cotarem o remédio para o município. Mesmo com vários processos licitatórios não foi possível encontrar uma farmacêutica. Ela disse que a principal justificativa é a indisponibilidade da matéria prima para produção do remédio. Franciane destacou ainda que as empresas relataram que não deve haver entrega destes medicamentos neste ano. Ela disse que a farmácia básica conta com mais de 170 tipos de medicamentos.
Além do atraso na entrega de medicamentos, a secretaria enfrentou problemas com lotes e que precisaram ser devolvidos para a empresa farmacêutica. A secretária de Saúde, Franciane Baseggio destacou que houve a demora na substituição dos remédios, prejudicando ainda mais o atendimento ao público. Ela disse que muitos lotes são programados para entregar até 15 dias após o pedido, porém, na grande maioria o tempo cede e chega a 25 dias.
Franciane comentou ainda que a secretaria buscou as formas possíveis para atender a população de Guarujá do Sul o mais rápido possível. Mas ela destacou que a situação está se normalizando apesar destes problemas pontuais.
Comentar pelo Facebook