06.08.2025 às 20:31h - atualizado em 07.08.2025 às 00:32h - São Miguel do Oeste

São Miguel intensifica ações no Agosto Lilás para combater violência contra a mulher

Ricardo Orso

Por: Ricardo Orso São Miguel do Oeste - SC

São Miguel intensifica ações no Agosto Lilás para combater violência contra a mulher
Foto: Divulgação, Ascom

Dentro da campanha nacional Agosto Lilás, diversas instituições de São Miguel do Oeste se uniram para reforçar a conscientização e ampliar o apoio às mulheres vítimas de violência.

De acordo com a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Condim), Michele Beal, a programação inclui panfletagem no centro da cidade. “Queremos divulgar os canais de apoio e mostrar que nenhuma mulher precisa enfrentar essa realidade sozinha”, destacou.

21 de agosto: 2º Fórum de Combate à Violência Doméstica, no Clube Comercial, organizado pela Secretaria de Assistência Social com apoio do Condim.

25 de agosto: 1º Fórum da Procuradoria Especial da Mulher, promovido pela Câmara de Vereadores, abordando diferentes formas de violência de gênero.

Em Florianópolis: participação na Conferência Estadual das Políticas para as Mulheres, dando sequência às discussões da conferência municipal realizada em julho.

Michele reforça que São Miguel já conta com uma rede sólida de apoio, envolvendo Judiciário, Polícia Militar, DPCAMI e o projeto OAB por Elas, mas lembra que ainda há espaço para avançar. “Não podemos aceitar uma sociedade em que a mulher continue sendo vista como submissa”, afirmou.

O delegado substituto da DPCAMI, de São Miguel do Oeste, Thiago Gomes, ressaltou o trabalho integrado. Segundo ele, as vítimas recebem atendimento imediato e podem ter acesso a medidas protetivas, como o afastamento do agressor e a proibição de contato. Ele também destacou o convênio com a OAB, que garante assistência jurídica gratuita para mulheres de baixa renda, e a parceria com a UNOESC, que oferece atendimento psicológico.

“Denunciar é um passo fundamental. Sabemos que é difícil, mas nenhuma mulher está sozinha. Há caminhos seguros e acolhimento garantido”, concluiu o delegado.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.