06.08.2025 às 12:12h - atualizado em 06.08.2025 às 12:15h - Geral
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, avança para aplicar penalidades à esposa de Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). A medida de Trump responder o decreto de prisão domiciliar a Jair Bolsonaro (PL), determinada pelo magistrado.
Quem é Viviane de Moraes
Moraes é casado com a, também advogada, Viviane Barci de Moraes. Ela comanda o Barci de Moraes Sociedade de Advogados, um escritório localizado na cidade de São Paulo. Dois dos três filhos, que ela e o magistrado tiveram, aparecem no quadro societário da firma de advocacia. Viviane é formada pela Faculdade de Direito da Universidade Paulista (UNIP).
Em abril de 2025, foi anunciado que o Banco Master contratou o escritório Barci de Moraes. Viviane representa o banco em algumas ações, mas o mesmo não revela quais ou quanto ela recebe. Segundo informações do O Globo, não consta no acervo processual do STF ações do Master em que Viviane seja advogada. Por outro lado, ela atua em pelo menos outros 30 processos públicos no Supremo.
O mesmo escritório atuou na defesa de Moraes e de sua família na investigação sobre o episódio em que o ministro teria sido agredido por brasileiros no aeroporto de Roma, em julho de 2023.
Esposa de Alexandre de Moraes pode ser sancionada por Trump
Em entrevista ao Metrópoles, Eduardo Bolsonaro (PL) afirmou que Viviane deverá ser sancionada pela Casa Branca por ser “braço financeiro” do marido.
— O próprio relógio que ele utiliza, de um padrão de altíssimo luxo, demonstra que não sobrevive apenas com o seu salário. E essa renda vem da sua esposa Viviane — disse o deputado.
Até o momento, as restrições a Viviane Barci de Moraes são a medida mais concreta em análise. Washington entende que sancionar a advogada seria uma “extensão” das medidas que já afetam Alexandre de Moraes por meio da Lei Magnitsky.
Comentar pelo Facebook