06.08.2021 às 16:18h - Agricultura
Com a força econômica proveniente do agronegócio, a prefeitura de Itapiranga mantém atenção especial em vários programas de incentivo a produção.
O vice-prefeito de Itapiranga, Nilo Bourscheidt, tem atuado diariamente na secretaria da Agricultura. Ele afirma que o destaque é o Programa de Bônus Agrícola, que este ano já contemplou 1.254 produtores com distribuição total de um milhão 224 mil reais. Com estes recursos, os produtores podem comprar adubo, combustível, utilizar serviços de máquinas e ainda pagarem outras despesas nas propriedades agrícolas.
Para o vice-prefeito, o incentivo é válido em um momento de implantação da nova safra e com aumento significativo no preços dos insumos.
Nilo Bourscheidt também chama atenção para o Programa de Calcário que a prefeitura de Itapiranga subsidia o transporte do produto até as propriedades rurais. Mais de 70 produtores do município já foram beneficiados com a nova modalidade.
O vice-prefeito informa que o programa tem se mostrado muito eficiente, pois o calcário está chegando mais rápido nas propriedades, sem comprometer o trabalho da secretaria de Transportes e Obras, que era responsável pelo transporte. A prefeitura também disponibiliza uma máquina e o operador para carregar o calcário no posto agropecuário da Cooper A1. A cota autorizada para Itapiranga foi de 4.140 toneladas, atendendo 156 produtores. Em Itapiranga, o programa é executado através de parceria entre Epagri, Cooper A1 e prefeitura.
O vice-prefeito de Itapiranga destaca que as ações do município contemplam ainda programas de incentivos a fontes de água e abertura de açudes. Nilo Bourscheidt afirma que aumentar a capacidade de água nas propriedades agrícolas é uma preocupação constante. O vice-prefeito também comemora o bom momento do agronegócio que é demonstrado no volume de investimentos.
A prefeitura concede incentivos para a terraplenagem seguindo projeto de construção para atividades na suinocultura, avicultura e produção de leite. Nilo Bourscheidt ainda faz projeções otimistas para a compra de novas máquinas visando oferecer melhores condições de trabalho na manutenção de estradas. A secretaria de Transportes e Obras já recebeu neste ano uma patrola.
Comentar pelo Facebook