Publicidade

06.08.2018 às 10:19h - atualizado em 06.08.2018 às 12:53h - Saúde

Campanha de vacinação contra sarampo e pólio começa nesta segunda

Marcos de Lima

Por: Marcos de Lima São Miguel do Oeste - SC

Continua depois da publicidade

Campanha de vacinação contra sarampo e pólio começa nesta segunda
Foto: Marcos de Lima / Portal Peperi

Continua depois da publicidade

Pelo menos 322,8 mil crianças devem ser vacinadas contra o sarampo e poliomielite em Santa Catarina até o final de agosto. Essa é a meta da Campanha Nacional de Vacinação, que começa nesta segunda-feira, 06, e segue até o dia 31 de agosto. O objetivo da mobilização é imunizar, no mínimo, 95% das 339,8 mil crianças de um a cinco anos do Estado.

Neste período, todas as crianças dessa faixa etária devem comparecer a uma das 1.102 salas de vacinação catarinenses. O Dia D de mobilização nacional será no sábado, dia 18 de agosto, em que todos os postos estarão abertos das 8h às 17h. Mesmo as crianças já vacinadas devem tomar uma nova dose.

De acordo com o Secretário de Saúde, Leonir Caron, a sala de vacina em São Miguel do Oeste estará atendendo até as 19h. Ele pede que a população venha para a sala de vacinas em horário comercial pois será mais rápido o atendimento, visto que a equipe é pequena. Caron também informa que no dia D de vacinação além do posto central estarão vacinando também os postos dos bairros, Santa Rita, Agostini, Salete e Estela.

Sobre a doença, Caron afirma que a faixa etária foi definida porque é o grupo que mais transmite o vírus e o dissemina com facilidade. Então vacinando essa faixa, os demais também estão mais protegidos.

Para a poliomielite, as crianças que não tomaram nenhuma dose durante a vida, receberão a Vacina Inativada Poliomielite.

Já os menores de cinco anos que já tiverem tomado uma ou mais doses da vacina, receberão a Vacina Oral Poliomielite VOP, a gotinha.

Em relação ao sarampo, todas as crianças receberão uma dose da vacina tríplice viral, independente da situação vacinal, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.

A dose, além de sarampo, protege contra rubéola e caxumba.

Desde as primeiras horas da manhã a sala de vacinas do posto central em São Miguel do Oeste já registrava filas.

Continua depois da publicidade

Foto(s): Marcos de Lima / Portal Peperi

Continua depois da publicidade

Advocacia Fávero
AL Contabilidade

Comentários depois da publicidade

Comentários depois da publicidade

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.