06.07.2023 às 17:24h - Geral
Apicultores da região estarão presentes em evento inovador em Blumenau. Conforme o presidente da APITA - Associação dos Apicultores de Itapiranga, Rafael Bressler, será uma grande oportunidade de aprendizado aos apicultores. Ele relata a facilidade proporcionada pela parceria com a Epagri que disponibilizou um ônibus para os interessados da região, restando despesas de hospedagem e inscrição.
Seis apicultores de Itapiranga estão cadastrados para o evento. Os produtores do Sul do Brasil que buscam novas tecnologias para incrementar a criação de abelhas e seus produtos terão essa oportunidade nos dias 14 e 15 de julho, em Blumenau. Na oportunidade, ocorre o terceiro Congresso Sul Brasileiro de Apicultura e Meliponicultura e o 36º Encontro Catarinense de Apicultores e Meliponicultores. O evento, será na FURB, Universidade Regional de Blumenau.
O presidente da Associação dos Apicultores de Itapiranga destaca envolvimento da Federação das Associações de Apicultores e de Santa Catarina, Epagri, FURB, Sebrae, Senar, Confederação Brasileira de Apicultura, Universidade Federal de Santa Catarina e Secretaria de Estado da Agricultura. Segundo Rafael Bressler, além de discutir políticas para o setor, o roteiro contemplará temas técnicos por meio de palestras, apresentação de trabalhos científicos, minicursos e mesas redondas, com a participação de renomados palestrantes do setor. Também faz parte do evento uma Expo-Feira de Materiais e Equipamentos Apícolas, que levará até o produtor as inovações de mercado, gerando oportunidades de negócios.
O Congresso Sul Brasileiro de Apicultura mostra a importância da produção de mel e a preservação das abelhas. A região Extremo Oeste é considerada como referência nesta atividade e com vários produtores ampliando o número de colmeias. Rafael Bressler destaca que as capacitações são constantes, porém, a programação em Blumenau vai apresentar o que existe de melhor para este seguimento.
São esperadas 1.200 pessoas de diversos estados brasileiros. O Congresso tem como objetivo fortalecer o associativismo, difundir novas tecnologias, incrementar a criação de abelhas e seus produtos, sensibilizar e orientar para a importância das abelhas para o agronegócio e para a sociedade.
Comentar pelo Facebook