06.07.2021 às 17:04h - atualizado em 06.07.2021 às 17:16h - Agricultura

Representantes de agência bancária orientam sobre novo Plano Safra

Adilson Kipper

Por: Adilson Kipper Iporã do Oeste - SC

Representantes de agência bancária orientam sobre novo Plano Safra
Rosilene Weigel e Cristiane Hemsing, representantes do Sicoob de Iporã do Oeste

O governo federal lançou na quinta-feira, 1º, o valor de R$ 251 bilhões para o Plano Safra 2021-2022. Conforme a gerente da agência do Sicoob Oeste Credi, de Iporã do Oeste, Rosilene Weigel, as tratativas do novo plano iniciam agora, pois até 30 de junho apenas eram liberadas operações do Plano Safra anterior. Para estimular o pequeno, médio e grande produtor, agora a cooperativa de crédito também recebe propostas para o Plano 2021-22.

A gestora de agronegócio junto à agência do Sicoob em Iporã do Oeste, Cristiane Hemsing, ressalta que as principais linhas de financiamento incluídas são do Pronaf, destinado ao pequeno produtor, Pronamp, para o médio, Inovagro e Moderagro, para o grande produtor. Ela lembra que inclusive o pequeno produtor precisa do documento da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) para ter acesso ao Plano Safra.

Cristiane Hemsing aponta que houve aumento no limite de contratação, pois hoje se a pessoa tiver renda bruta de até R$ 500 mil ao ano, ainda consegue ser enquadrada como pequeno produtor. As taxas de juros vão de 3% a 4,5% ao ano. Segundo Cristiane, o governo federal não destinou valores especificamente por estado para o Plano Safra, por isso alerta que algumas linhas mais procuradas começam a se extinguir antes.

De acordo com a gestora de agronegócio, o Sicoob conta com equipe especial para atender os produtores e orienta a virem à agência pedir informações e fazer orçamentos, para que as propostas de investimentos sejam encaminhadas. Cristiane Hemsing acrescenta que o Sicoob também conta com recursos próprios da cooperativa para incentivar o agronegócio o ano inteiro. Agora, próximo ao início da safra, a cooperativa de crédito oferece recursos para investimentos, como é o caso do custeio agrícola.

A gerente da agência de Iporã do Oeste, Rosilene Weigel, complementa que o agronegócio lidera a economia de Iporã do Oeste e para estimular os produtores, o Sicoob dispõe de três funcionários exclusivos para atendimento nesta parte na agência bancária.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.