06.07.2020 às 08:49h - atualizado em 06.07.2020 às 10:13h - Coronavírus

Campo Erê inicia semana com aumento no número de casos de coronavírus

Márcia Macoski

Por: Márcia Macoski Campo Erê - SC

Campo Erê inicia semana com aumento no número de casos de coronavírus

O último boletim epidemiológico traz números preocupantes para Campo Erê. Conforme a saúde pública, já são 21 casos confirmados da Covid-19 no município. Destes, sete são considerados recuperados da doença. 13 aguardam resultado de exame e 46 estão em monitoramento. Os últimos casos confirmados têm idades entre 20 e 44 anos, estão com sintomas leves e monitorados em casa. Um paciente permanece hospitalizado.

A saúde pública reforça: mais do que nunca é preciso da colaboração da população. Os cuidados que as pessoas devem ter para se prevenir são repetidos inúmeras vezes. Em alguns momentos a pasta foi até insistente, repetitiva. Contudo, percebe-se nesse momento que ainda foram poucas as informações.

Então mais uma vez: se puder fique em casa, se precisar sair, tome cuidado, use máscara, álcool em gel 70%, e lave bem as mãos com água e sabão. A população precisa evitar aglomerações, reuniões familiares ou com amigos, pois esse não é o momento. Cada um deve fazer sua parte.

Elizandra da Silva, secretária de saúde em Campo Erê, reforça que os atendimentos nos postos de saúde são apenas para emergências.

Lembra que sintomas gripais estão sendo atendidos na Unidade de Apoio, localizada ao lado do posto central.

Outra questão levantada pela saúde pública, diz respeito ao direito de saber quem está com coronavírus. Para isso, Elizandra esclarece: devido a razão do direito fundamental à intimidade/privacidade (art. 5º, X, da CF), uma pessoa que possui uma doença tem o direito de manter reservas e não contar para ninguém. Essa é a regra. A Lei não permite divulgar nomes.

No entanto, a profissional destaca que indiferente de quem sejam as pessoas, todos tem que tomar os cuidados.

Assegura que todos os pacientes confirmados com coronavírus ou até sob suspeita, são orientados pelos profissionais da saúde a manter o isolamento, caso contrário, estão sujeitos a responder criminalmente por seus atos.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.