06.07.2018 às 10:30h - atualizado em 06.07.2018 às 13:14h - Meio Ambiente

Polícia Ambiental desenvolve programas para orientar e aproximar a instituição da comunidade

Kelly Figueiró

Por: Kelly Figueiró São José do Cedro - SC

Polícia Ambiental desenvolve programas para orientar e aproximar a instituição da comunidade

De acordo com o comandante na região, Everton Carlos Roncaglio, são desencadeadas várias operações durante o ano, a exemplo da “Serra Fita”, desencadeada na semana passada, que averiguou possíveis irregularidades em madeireiras, serrarias e demais estabelecimentos do segmento.

Ele destaca que fiscalizar é uma das funções da polícia militar ambiental, mas, várias ações educativas e de conscientização seguem no Extremo-Oeste. Entre as ações desenvolvidas nos últimos está o PUMA , Programa Unidos pelo Meio Ambiente, os Protetores Ambientais, e o projeto “Conversa com Agricultores”.Cada um deles tem um público alvo e trata de assuntos relacionados ao lixo, a preservação dos mananciais, corte de vegetação, caça, pesca, dentre outros temas, para estudantes e também produtores rurais.

Roncaglio lembra que as prefeituras da região são parceiras nas atividades desenvolvidas pela ambiental. Para o capitão, o trabalho conjunto vem sendo eficiente nessas orientações.

Ele menciona o caso de Palma Sola que possui um setor atuante na questão do meio ambiente.O município já desenvolve programas, possui a unidade de tratamento de dejetos, parque natural e sediou no ano passado o primeiro encontro dos protetores ambientais.

O capitão explica que foram reunidos egressos de 16 turmas que tiveram oportunidade de divulgar em vídeos, problemas ou ações desenvolvidas na região. Ele lembra que o programa de protetores nesse ano atende os municípios de Riqueza e São Miguel do Oeste, envolvendo adolescentes de 12 a 14 anos. Os encontros são semanais e os alunos passam por um seletivo.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.