06.06.2024 às 15:55h - atualizado em 06.06.2024 às 15:58h - Geral

Pesagem do Bolsa Família acontece nesta sexta feira em Iporã do Oeste

Cleide Thessing

Por: Cleide Thessing Iporã do Oeste - SC

Pesagem  do Bolsa Família acontece nesta sexta feira em Iporã  do Oeste
Foto: Divulgação

Conforme a Gestora do programa Bolsa Família Marília Rech, a pesagem será realizada nesta sexta feira, 07, na Sala de Reuniões em anexo à Unidade Básica de Saúde, no período das 08 às 12h e das 13 às 16h.

O público alvo são as crianças menores de sete anos de idade. A pesagem será feita mediante apresentação da carteira de vacinação atualizada e com a presença dos pais ou responsáveis.

Marília destaca que a pesagem é um dos requisitos obrigatórios para a manutenção do benefício e precisa ser cumprida duas vezes por ano, sendo uma no primeiro e outra no segundo semestre. O objetivo principal é realizar o acompanhamento do estado nutricional dos beneficiários do Bolsa Família.

Atualmente o município de Iporã do Oeste possui 232 famílias beneficiárias, sendo que destas, 68 possuem regra de permanência. A regra de permanência é um mecanismo de proteção às famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF), que permite que a renda per capita ultrapasse os limites de elegibilidade do Programa e que a família continue a receber o benefício.

A família que, de forma voluntária, atualiza seus dados cadastrais e passa a apresentar renda per capita superior aos limites de renda do Programa, desde que inferior a meio salário mínimo, pode continuar a receber o benefício do PBF por até 2 anos, contados da data de atualização do seu cadastro. Esse período constitui o prazo de validade do benefício e somente após o decurso desse período, a família fica sujeita ao cancelamento do mesmo.

A Gestora do Programa Marília Rech enfatiza que devido à recriação do Bolsa Família feita no ano passado, todas as famílias beneficiárias em situação de vulnerabilidade econômica e social, receberão um valor mínimo de 600 reais, além de dois benefícios complementares, sendo um deles voltado à atenção especial à Primeira Infância, que determina um valor adicional de 150 reais para cada criança de até seis anos de idade na composição familiar e o Benefício Variável Familiar, que prevê um adicional de 50 reais para cada integrante da família com idade entre sete e 18 anos incompletos e para gestantes.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.