06.06.2024 às 08:25h - atualizado em 06.06.2024 às 08:44h - Santa Catarina
A partir desta quinta-feira, 6, o governo do Estado de Santa Catarina contará com novos líderes em duas de suas secretarias. O governador Jorginho Mello nomeou os até então secretários-adjuntos para os cargos, após a exoneração de titulares que irão concorrer às eleições municipais de outubro. As mudanças atendem ao prazo de desincompatibilização exigido pela Justiça Eleitoral.
Secretaria de Saúde
Sai: Carmen Zanotto (Cidadania), que se lança como pré-candidata à prefeitura de Lages.
Entra: Diogo Demarchi Silva, ex-secretário-adjunto da Saúde.
Secretaria de Meio Ambiente e Economia Verde
Sai: Ricardo Guidi (PL), que disputará a prefeitura de Criciúma.
Entra: Guilherme Dallacosta, ex-secretário-adjunto da pasta.
Diogo Demarchi Silva é natural de Florianópolis e graduado em Redes de Computadores pela Faculdade Estácio de Sá. Tem também especializações em Micropolítica do Trabalho e Gestão em Saúde pela Universidade Federal Fluminense, Informática em Saúde pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa, Direito Sanitário pela Fundação Oswaldo Cruz e Saúde Digital pela Universidade Federal de Goiás. Ele também tem mestrado em saúde coletiva pela Faculdade São Leopoldo Mandic.
Silva passou em concurso público em 2008 para atuar na área da saúde pública na prefeitura de Biguaçu. Como servidor público, atuou como gerente nas áreas de controle, avaliação, auditoria, processamento de dados e planejamento. Neste período, também presidiu o Conselho Municipal de Saúde do município.
Guilherme Dallacosta, advogado com mais de 20 anos de experiência na área ambiental, é formado pela Universidade Federal de Santa Catarina. Ele possui pós-graduação em Direito do Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Campina Grande (PB) e em Direito Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG).
Dallacosta já atuou como diretor de Mudanças Climáticas na antiga Secretaria de Desenvolvimento Social e como consultor do projeto Microbacias 2 em Santa Catarina. Sua entrada no governo estadual, em abril de 2023, ocorreu a convite do governador Jorginho Mello, com quem mantém uma relação de longa data.
Comentar pelo Facebook