06.06.2023 às 08:00h - Saúde
Os trabalhadores da Saúde de todo o Brasil devem receber o piso nacional da enfermagem no prazo máximo de três meses. A expectativa é do presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Saúde de Chapecó e das regiões Oeste e Extremo-Oeste de Santa Catarina, Fábio Fernandes.
De acordo com ele, a projeção ocorre após a garantia de recursos por parte do governo federal e também da liberação por parte do Supremo Tribunal Federal.
Ele lamentou a existência de inúmeras Fake News sobre o assunto, o que acaba confundindo tanto os profissionais, quanto também a população em geral.
Fernandes lembrou que atualmente o sindicato abrange 77 municípios e quase 10 mil trabalhadores de 50 hospitais e demais unidades de Saúde, sendo que, desse total, mais de 50% são enfermeiros, técnicos e auxiliares que atuam nas instituições de Saúde.
Para ele, o pagamento do piso é fundamental para os profissionais, sendo mais importante ainda para quem atua em hospitais e municípios e que recebem um valor bem abaixo do ideal, onde nesses locais o pagamento do piso salarial deve representar um aumento no salário superior a 60%, dobrando o valor e proporcionando uma valorização dos profissionais que atuam na saúde pública da região.
Ele lembrou que a decisão do ministro Luís Roberto Barroso do STF tomada no ano passado ocorreu visto as diversas incertezas, sendo que após os entendimentos, a liberação ocorreu e os R$ 7,3 bilhões foram garantidos para que o Piso Nacional da Enfermagem seja pago.
O presidente citou ainda a mobilização da categoria junto aos deputados e senadores e comentou ainda que os hospitais e clínicas particulares que atendem 60% via Sistema Único de Saúde também serão contemplados com o auxílio para que o piso da categoria seja pago.
Comentar pelo Facebook