06.06.2022 às 16:48h - atualizado em 06.06.2022 às 16:58h - Clima
Santa Catarina inicia a semana com chuva e umidade alta por influência de um ciclone extratropical que se desloca no oceano a partir do Sul do continente. Ao longo dos dias, as temperaturas devem cair ainda mais devido a uma massa de ar polar que se aproxima do Estado. No fim de semana já há expectativa de geada e até possibilidade de neve.
Os temporais têm maior intensidade até esta terça-feira (7), quando o risco de ocorrências associadas à chuva, como alagamentos e deslizamentos, será de moderado a alto, segundo a Defesa Civil catarinense.
Também há risco de destelhamentos de estruturas mais precárias e de quedas de árvores por conta da ventania, com rajadas de vento de até 60 km/h do Extremo ao Meio-Oeste de Santa Catarina. A intensidade do fenômeno não deve chegar próxima, no entanto, do ciclone registrado no início de maio, que atuou mais perto da costa.
Na quarta (8), ainda haverá condição de chuva ao menos durante a manhã, segundo a Epagri/Ciram. A partir de então, o que passa a ganhar maior atenção é o frio, cada vez mais intenso. No fim de semana, as temperaturas devem baixar para números negativos.
Por conta disso, já há no radar a possibilidade de queda de neve entre a noite de sexta (10) e a madrugada de sábado (11). Isso dependeria, no entanto, da manutenção da alta umidade na região serrana, além do frio intenso.
— Ainda é muito cedo para bater o martelo. Hoje a chance é pequena — explica o metereologista Leandro Puchalski, da NSC. O Estado já registrou neve neste ano, em maio, o que é atípico para o mês.
Também metereologista, Marcelo Marins, da Epagri/Ciram, diz que até aqui já há ao menos indicação de forte geada no Estado no fim de semana. Ele diz que as mínimas podem chegar a -7ºC.
Fonte: DC
Comentar pelo Facebook