06.06.2022 às 09:59h - Educação

Conselho Estadual de Ensino Agrícola fará seminário no final deste mês

João Bresolin

Por: João Bresolin São Miguel do Oeste - SC

Conselho Estadual de Ensino Agrícola fará seminário no final deste mês
Imagem: Divulgação

O Conselho Estadual de Ensino Agrícola de Santa Catarina existe há mais de 30 anos e visa organizar esse tipo de ensino no estado catarinense. A informação é do diretor do Cedup Getúlio Vargas de São Miguel do Oeste e presidente do CONEA, Wilson Wronski.

De acordo com ele, o Conselho foi fundado em 1990 e atualmente abrange seis Instituto Federais, cinco Cedups e mais um colégio agrícola, além da associação dos técnicos agrícolas, sindicato e cooperativa dos técnicos agrícolas, sendo que o objetivo do conselho é organizar a parte pedagógica para que todas as instituições trabalhem no mesmo sentido, atendendo dessa forma o agronegócio de Santa Catarina e do Brasil.

Ele afirmou que o ensino agrícola de Santa Catarina é referência em todo o país visto a qualidade do trabalho que vem sendo realizado junto aos jovens. Segundo ele, o conselho promove reuniões constantes visando discutir as situações das escolas agrícolas catarinenses, além de buscar soluções para um ensino de qualidade cada vez maior.

Wilson Wronski destacou que a cada ano ocorre também uma avaliação com os estudantes que vão para o estágio. O objetivo é avaliar as 22 competências que são trabalhadas nos cursos técnicos, como por exemplo, agricultura, cultura mecanizada, entre outros. Ele explicou que a avaliação feita com os jovens serve de parâmetro para que as instituições de ensino possam analisar quais áreas precisam ser trabalhadas de forma mais intensa.

Ele frisou que a prova é aplicada desde 2000, sendo sempre no mês de novembro no mesmo dia e horário para todas as unidades escolares. Wilson Wronski pontuou que a escola com maior média e o aluno com maior pontuação são premiados, visando estimular o estudo e reconhecer o esforço.

Ele comentou que o Conselho Estadual de Ensino Agrícola de Santa Catarina vai realizar no final deste mês um seminário com todos os docentes. O evento será em Rio do Sul nos dias 30 de junho e primeiro de julho. Na oportunidade, estará em discussão a questão do ensino agrícola no estado catarinense com todos os professores. Ele adiantou que a formação docente também deve estar em pauta neste encontro.

Wilson Wronski lembrou ainda que a pandemia da Covid-19 acabou atrasando e acumulando muitas demandas, porém, aos poucos, essas questões devem ser normalizadas.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.