06.06.2022 às 14:32h - Educação

Aberta 3ª edição do Projeto Intercultural de Formação de Fronteira

Maruhan França

Por: Maruhan França São José do Cedro - SC

Aberta 3ª edição do Projeto Intercultural de Formação de Fronteira
governo de Santa Catarina

Foi aberta na quarta-feira, 01, a 3ª edição do Projeto Intercultural de Formação Bilíngue de Fronteira promovido pela regional de Educação de Dionísio Cerqueira. O projeto é desenvolvido pelo colégio Irineu Bornhausen de Dionísio Cerqueira e a escola Intercultural de Fronteira da cidade de Bernardo de Irigoyen, na Argentina.

A abertura ocorreu com os temas de metodologia ativas com os professores, e modo robótico e pensamento computacional. A orientadora Educacional Silvane de Oliveira, afirmou que estes dois assuntos serão de fundamental importância para os profissionais de sala de aula onde poderão repassar aquilo que aprenderam nas capacitações aos alunos durante as atividades. A carga horária deste projeto é de 40 horas, mas serão divididos em três encontros presenciais de oito horas e outra parte ocorre nas escolas a partir da elaboração dos projetos realizados pelos professores. Silvane salientou que a regional optou neste ano em fazer uma formação em menor período devido ao calendário escolar que garante os 200 dias de aula.

O projeto funcionou por 15 anos no colégio Theodureto, Dionísio Cerqueira, mas foi transferido para o Irineu Bornhausen devido à queda de matriculados no Theodureto. Segundo ela, a nova sede recebeu muito bem o projeto onde já possui três turmas iniciais em funcionamento. A primeira edição aconteceu em 2020. E no ano seguinte, 2021, ocorreu a segunda etapa, mas de forma remota devido à pandemia naquele ano. Com isso, foi retomado o programa de aprendizagem de forma presencial neste ano letivo. Desde então foram desenvolvidos diversos encontros em municípios vizinhos como São Miguel do Oeste e Palma Sola.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.