06.06.2018 às 09:17h - atualizado em 06.06.2018 às 13:01h - Meio Ambiente

Filhotes ameaçados são resgatados pela Polícia Ambiental

Diógenes Di Domenico

Por: Diógenes Di Domenico Itapiranga - SC

Filhotes ameaçados são resgatados pela Polícia Ambiental

Três filhotes de gato-mourisco, ameaçados de extinção, foram recolhidos e entregues no 2°Batalhão de Polícia Militar Ambiental de Chapecó. Seguindo orientações da PMA, a comunidade manteve os animais no local para caso a mãe estivesse nas imediações os acolhesse, porém o resultado não foi o esperado pela equipe.

A PMA está levantando informações sobre o ocorrido a fim de identificar o que aconteceu com a fêmea. Já os filhotes, por ser de pouca idade não conseguiriam sobreviver sozinhos e por isso foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres/CETAS no Rio Vermelho em Florianópolis, onde serão manejados de forma adequada para que mais tarde possa ser efetuada tentativa de retorno a natureza.

A Polícia orienta a população para que ao recolher felinos silvestres que pareçam estar sozinhos façam antes contato para obter orientações, sendo de extrema importância não fornecer alimento ou mesmo água e restringir o contato físico humano ou proximidade com animais domésticos.

As informações podem ser obtidas pelo telefone da PMA de Chapecó - 3321-0159.

Características dos animais:

Medem de 48 a 83cm de comprimento e sua cauda mede de 27 a 59cm, pesando de 3,7 a 6Kg, com machos maiores que fêmeas. A coloração varia do preto, marrom para o cinza, areia e marrom avermelhado, com cores intermediárias e melânicas comuns. Tem pernas pequenas e uma aparência muitas vezes confundido com a irara. Tem pupilas redondas, em vez de mais elípticas como outros felinos, e isso pode ser reflexo de seus hábitos diurnos.

Foto(s): PMA e Internet

Comentar pelo Facebook

Advocacia Fávero
AL Contabilidade
Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.