06.05.2025 às 21:04h - Extremo Oeste
A escassez de imóveis para locação tem se tornado uma dor de cabeça para quem mora ou pretende se mudar para o Extremo Oeste e Santa Catarina. Durante visita a São Miguel do Oeste, o vice-presidente do CRECI-SC, Gabriel Carrara, apontou que a procura por imóveis na região aumentou nos últimos anos, impulsionada pelo crescimento econômico e pela migração interna.
“A demanda está muito alta. Isso é bom porque aquece a construção civil, mas também é um sinal de alerta. Muita gente está com dificuldade para encontrar imóveis para alugar”, afirmou Carrara, em entrevista à Rádio Peperi.
O CRECI percorre municípios do estado para ouvir os profissionais do setor e avaliar quais políticas podem ser aplicadas. Carrara destaca que a entidade tem dialogado com o poder público sobre a redução de taxas cartoriais, que encarecem o processo de compra, especialmente para a população de baixa renda.
Outra frente de trabalho da nova gestão é a educação. Um curso gratuito de avaliação de imóveis está sendo oferecido este mês para os profissionais da área. “A gente acredita que investir em qualificação é a melhor forma de fortalecer o mercado”, disse.
Segundo ele, a tendência em Santa Catarina é de imóveis menores e mais acessíveis. “Ninguém mais quer apartamento grande. O perfil mudou. Imóveis de um quarto estão dominando o mercado”, comentou Carrara.
Foto(s): Ricardo Orso, Portal Peperi
Comentar pelo Facebook