06.05.2022 às 16:45h - Saúde
São João do Oeste vai investir mais de oito milhões de reais em projeto para recalque de água do Rio Uruguai. O Projeto prevê abastecimento garantido nos próximos 50 anos.
O município possui histórico de carência de água e enfrenta dificuldades em períodos de estiagem. De acordo com o vice-prefeito de São João do Oeste, Rudi Rasch, a prefeitura já possui a garantia de cinco milhões de reais da Secretaria de Estado da Infraestrutura e mais três milhões que serão financiados pelo município na Caixa Econômica Federal.
O vice-prefeito ressalta que ainda será preciso mais recursos para a rede elétrica e outras estruturas para completar o sistema de recalque, tratamento e distribuição. Segundo Rasch, o governo municipal possui condições de pagar o restante, no entanto tem outras áreas que necessitam de investimentos.
Rudi Rasch informa que já foi feito o trabalho topográfico e a partir de agora uma empresa vai elaborar o projeto para a execução da obra. Ele considera que este projeto será a solução definitiva no abastecimento de água de São João do Oeste e capaz de atender a demanda pelo menos para os próximos 50 anos.
O sistema terá capacidade de bombeamento de 120 metros cúbicos de água por hora. No mesmo projeto está incluído rede de água nas comunidades de Macuco, Itacuruçú, Alto Macuco, Medianeira e cidade.
A estação de tratamento será construída na comunidade de Macuco. Rudi Rasch reconhece a importância de outros projetos de abastecimento, porém agora com uma capacidade maior. O vice-prefeito de São João do Oeste afirma que a limitação no fornecimento de água impede instalação de novas empresas e maior desenvolvimento do município.
Comentar pelo Facebook