06.05.2022 às 08:58h - atualizado em 06.05.2022 às 11:16h - Infraestrutura

VÍDEO: sistema 'pare e siga' é implantado na BR-163 em São José do Cedro

Maruhan França

Por: Maruhan França São José do Cedro - SC

VÍDEO: sistema 'pare e siga' é implantado na BR-163 em São José do Cedro
Ivan Guilherme/Portal Peperi

Nesta manhã de sexta-feira, 06, o Dnit deu sequência aos trabalhos de preparação da pista para posteriormente receber o concreto na BR-163, próxima a entrada da Linha Derrubada, em São José do Cedro. Esta adequação do trecho começou na quinta-feira, 05, visando a breve colocação do pavimento.

As obras de pavimentação rígida ao longo da rodovia federal estão sendo custeadas com recursos do governo de Santa Catarina. Apesar de ser de responsabilidade do governo Federal em manter em condições de trafegabilidade, o Estado repassou mais de R$ 100 milhões para garantir o andamento dos trabalhos na BR-163. Com isso, desde o ano passado a empreiteira tem trabalhado.

A pista de rolamento é cortada para um ajuste a qual eles chamam de "leito", sendo isso uma raspagem para “colar” a placa de concreto posteriormente. A concretagem efetiva está marcada para iniciar nesta segunda-feira, 09, mas para isso vai depender das condições climáticas. Nesta sexta, 06, a empreiteira realiza a retirada da primeira camada asfáltica, a chamada fresagem, deixando a pista "lisa" e limpa para receber o pavimento.

A Peperi foi informada nesta manhã de sexta, pelo Departamento, que a efetiva pavimentação ficará para os próximos dias. Mas o sistema, 'pare e siga' já foi implantado nesta sexta e seguirá pelo final de semana da mesma forma. Este sistema mantém a rodovia federal em meia-pista, tendo a retenção do fluxo em um dos sentidos para acontecer o fluxo no sentido oposto, após diminuir a fila é liberado o trânsito parado. Durante o dia, entre às 7h e 18h, haverá maquinário na pista com o mesmo sistema, e à noite o fluxo também segue em meio-pista no modo 'pare e siga'. Este trabalho seguirá nesta alternância 24 horas por dia.

A previsão é de que cada parada para trabalhos não dure mais do que duas horas. Mas o tempo do motorista na fila dependerá do tamanho do fluxo. Para se informar sobre rotas alternativas, o motorista poderá entrar em contato com a PRF e PMRv.

Acompanhe!


Foto(s): Ivan Guilherme/Portal Peperi

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.