06.04.2024 às 10:03h - atualizado em 06.04.2024 às 10:05h - Geral

Peperi Debates discute alterações no novo ensino médio

Marcos Meller

Por: Marcos Meller São Miguel do Oeste - SC

Peperi Debates discute alterações no novo ensino médio
Fotos: Lucas Londero/Portal Peperi

O Peperi Debates deste sábado, 06, fez uma nova reflexão sobre as mudanças no ensino médio. O programa de hoje discutiu onde estão os principais problemas e quais são as questões e as ações mais importantes para estruturar essa fase de ensino que antecede o ensino superior. O debate reuniu a coordenadora do Ensino Médio da Coordenadoria de Educação, Diane Ferro, a professora de Letras: Português/ Espanhol, Nilma Lutz e o Supervisor Escolar da rede estadual de ensino, doutorando em Educação na Universidade Federal do Paraná, Juliano Deotti da Silva.

A Câmara dos Deputados aprovou, na metade do mês passado, o projeto de lei que institui as alterações no Novo Ensino Médio. O texto segue para ser apreciado pelo Senado Federal. A carga horária total do ensino médio continua a ser de 3.000 horas nos três anos, ou seja, 5 horas em cada um dos 200 dias letivos anuais. Foi mantido o aumento da carga horária da formação geral básica em 2.400 horas, somados os três anos do ensino médio, para alunos que não optarem pelo ensino técnico. Para completar a carga total nos três anos, esses alunos terão de escolher uma área para aprofundar os estudos com as demais 600 horas, optando por um dos seguintes itinerários formativos: linguagens e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; ou ciências humanas e sociais aplicadas.

No debate deste sábado, os convidados discutiram por que o ensino médio ainda gera debates e quais são as mudanças necessárias para dar mais qualidade para esse segmento da educação.

Acompanha o debate deste sábado na Peperi aqui.

Foto(s): Lucas Londero/Portal Peperi

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.