06.04.2020 às 14:28h - Estiagem
Por conta dos impactos causados pela estiagem no município de Belmonte, o prefeito, Genésio Bressiani, após reunião com a Comissão Municipal de Defesa Civil, decretou situação de emergência.
O decreto foi publicado no Diário Oficial dos Municípios de Santa Catarina nesta segunda-feira. A medida se deve a baixa precipitação de chuva, resultando na baixa significativa dos mananciais de água de Belmonte.
Conforme o prefeito, a ação é necessária para fazer frente à falta de água que causa prejuízos no fornecimento para o consumo humano, agropecuário e agricultura em geral.
Bressiani também destaca que a estiagem traz grave risco à atividade econômica e a necessidade de renegociação de dívidas do setor produtivo.
Segundo o prefeito, com o decreto vigente, a prefeitura poderá dar celeridade as medidas emergenciais necessárias para suprir as demandas resultantes da estiagem.
Os prejuízos causados pela seca, segundo o vice-prefeito de Belmonte, Cleomar Pisoni, são notórios no município. Pisoni enfatiza que com base no levantamento da secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente, no mês de março, em virtude da baixa precipitação de chuva, estima-se uma perda de 40% na produção de milho e soja, e um dano estimado de cerca de 20% na produção de leite.
De acordo com o vice-prefeito, a situação exige atenção, mas a administração está empenhada para atender as necessidades dos agricultores, em especial para garantir o abastecimento de água.
Fonte: Ascom Belmonte
Comentar pelo Facebook