06.04.2018 às 08:51h - atualizado em 06.04.2018 às 10:26h - Religião

Paróquia Nossa Senhora das Mercês realiza celebração alusiva ao Dia Mundial da Saúde

Joana Reichert

Por: Joana Reichert Iporã do Oeste - SC

Continua depois da publicidade

Paróquia Nossa Senhora das Mercês realiza celebração alusiva ao Dia Mundial da Saúde

Continua depois da publicidade

A data é comemorada neste sábado, 07 de abril, quando será realizada a celebração na igreja matriz de Iporã do Oeste, a partir das 19h.

A integrante da Pastoral da Saúde, Maria Helena Jantsch, explica que a Organização Mundial da Saúde foi criada no ano 1948, e a partir deste ano, a OMS celebra o Dia Mundial da Saúde.

Ela lembra que saúde não é apenas uma condição de não estar doente, e sim, o bem estar físico, mental e social, que inclui desde o consumo de água e alimentos de qualidade, até questões que proporcionem paz e qualidade de vida. Maria Helena enfatiza que a Pastoral da Saúde busca trabalhar estas três dimensões, sendo elas, a solidária, comunitária e política institucional.

Verene Ceolin, que também integra a pastoral, destaca que a celebração deste sábado será voltada para a prevenção de doenças e o uso de plantas medicinais, sendo que diversas variedades estarão disponíveis para as pessoas que tenham interesse em cultivá-las.

Também podem ser trazidas mudas para que os fieis façam trocas de plantas medicinais uns com os outros. Entre as plantas, Verene cita a baleeira, que substitui o tradicional caldo de galinha, sendo uma opção natural de tempero. Outra planta muito procurada é ora-pro-nóbis, conhecida como carne vegetal, pois possui 25% de proteína.

A paróquia, através da Pastoral da Saúde, cultiva um horto-medicinal no formato de relógio biológico, com 12 canteiros e diversos tipos de plantas.

No dia 17 de abril a pastoral irá promover uma palestra para orientar os interessados no preparo de produtos de beleza naturais com o uso de plantas.

Foto(s): Jornei de Souza

Continua depois da publicidade

Advocacia Fávero
AL Contabilidade

Comentários depois da publicidade

Comentários depois da publicidade

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.