06.04.2018 às 08:51h - atualizado em 06.04.2018 às 10:26h - Religião
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
A data é comemorada neste sábado, 07 de abril, quando será realizada a celebração na igreja matriz de Iporã do Oeste, a partir das 19h.
A integrante da Pastoral da Saúde, Maria Helena Jantsch, explica que a Organização Mundial da Saúde foi criada no ano 1948, e a partir deste ano, a OMS celebra o Dia Mundial da Saúde.
Ela lembra que saúde não é apenas uma condição de não estar doente, e sim, o bem estar físico, mental e social, que inclui desde o consumo de água e alimentos de qualidade, até questões que proporcionem paz e qualidade de vida. Maria Helena enfatiza que a Pastoral da Saúde busca trabalhar estas três dimensões, sendo elas, a solidária, comunitária e política institucional.
Verene Ceolin, que também integra a pastoral, destaca que a celebração deste sábado será voltada para a prevenção de doenças e o uso de plantas medicinais, sendo que diversas variedades estarão disponíveis para as pessoas que tenham interesse em cultivá-las.
Também podem ser trazidas mudas para que os fieis façam trocas de plantas medicinais uns com os outros. Entre as plantas, Verene cita a baleeira, que substitui o tradicional caldo de galinha, sendo uma opção natural de tempero. Outra planta muito procurada é ora-pro-nóbis, conhecida como carne vegetal, pois possui 25% de proteína.
A paróquia, através da Pastoral da Saúde, cultiva um horto-medicinal no formato de relógio biológico, com 12 canteiros e diversos tipos de plantas.
No dia 17 de abril a pastoral irá promover uma palestra para orientar os interessados no preparo de produtos de beleza naturais com o uso de plantas.
Foto(s): Jornei de Souza
Continua depois da publicidade
Comentários depois da publicidade
Comentários depois da publicidade
Comentar pelo Facebook