06.04.2018 às 08:12h - atualizado em 06.04.2018 às 10:22h - Saúde

Confirmados primeiros casos de dengue contraídos em SC neste ano

João Bresolin

Por: João Bresolin São Miguel do Oeste - SC

Confirmados primeiros casos de dengue contraídos em SC neste ano

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina divulgou nesta quinta-feira, 05, a confirmação dos dois primeiros casos de dengue contraídos no estado catarinense neste ano.

Segundo a Dive, a doença afetou moradores de Itapema, cidade do Litoral Norte a qual é uma das 67 cidades infestadas pelo Aedes aegypti, mosquito transmissor de dengue, chikungunya e zika vírus.

Conforme a Dive, as medidas de controle vetorial, incluindo a aplicação de inseticida a Ultra Baixo Volume já foram realizadas no município.

De acordo com a Dive, além dos dois casos autóctones, ou seja, casos contraídos dentro do estado, também foram registrados três importados neste ano, em Biguaçu, Porto União e São José, sendo que os moradores foram infectados no Mato Grosso do Sul, Bahia e Paraíba, respectivamente.

A diretoria destaca ainda que em relação à chikungunya, Santa Catarina soma dois casos, sendo ambos de Cunha Porã e três casos importados. Já o caso autóctone de São Miguel do Oeste ainda permanece em investigação.

Conforme a Diretoria, sobre zika vírus, não há nenhum caso confirmado ou em investigação até o momento.

A Dive alerta que ao todo, já são 67 o número de municípios considerados infestados, representando um crescimento de quase 22% em relação ao mesmo período de 2017.

Já em relação ao número de focos do mosquito, foram identificados quase sete mil em 132 municípios nestes primeiros meses de 2018, significando um aumento de mais de 60% na comparação ao ano passado.

Comentar pelo Facebook

Advocacia Fávero
AL Contabilidade
Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.