06.03.2025 às 10:18h - atualizado em 06.03.2025 às 10:56h - Geral

EPAGRI disponibiliza recursos para canalização de águas e construção de cisternas

Cleide Thessing

Por: Cleide Thessing Iporã do Oeste - SC

EPAGRI disponibiliza recursos  para  canalização de águas e  construção de cisternas

A escassez de água que vem sendo um desafio recorrente na região do Extremo Oeste, tem motivado ações da Epagri voltadas para o apoio aos agricultores. A principal iniciativa envolve a disponibilização de recursos para a canalização de águas e a construção de cisternas, soluções fundamentais para enfrentar a estiagem.

Conforme o gerente regional da Epagri, Sidnei Simon, esses recursos, oriundos da Secretaria do Estado da Agricultura, estão sendo direcionados aos agricultores e o processo de disponibilização envolve um planejamento que inclui a participação dos municípios e discussões com o Conselho Municipal da Agricultura, além de uma análise detalhada da melhor estratégia para a elaboração dos projetos.

De acordo com Simon, no ano passado foram disponibilizados cerca de 120 milhões de reais para os agricultores da região do Grande Extremo Oeste, tendo em vista que o volume de recursos para esse ano deve ser semelhante. Simon destaca que processo de liberação dos recursos é gradual e envolve uma série de etapas.

Entre as linhas de financiamento, destaca-se a subvenção de juros, onde o agricultor contrata o projeto junto ao agente financeiro e o Estado de Santa Catarina subsidia os juros, uma modalidade que já está em andamento. Simultaneamente, o programa "Água para Todos", que visa a construção de cisternas e a canalização de águas, terá a disponibilização de recursos confirmada em breve.

O Gerente Regional da Epagri enfatizou a importância desse programa, considerando as dificuldades enfrentadas pela região com a estiagem, que compromete tanto o abastecimento de água para consumo humano quanto a dessedentação animal.

Sidnei Simon salienta que o procedimento para acessar esses recursos é simples. Segundo ele, o agricultor deve procurar o escritório municipal da Epagri, apresentar três orçamentos, além de documentos pessoais e comprovante de residência. O técnico da Epagri elaborará o projeto, que será enviado via sistema eletrônico à Secretaria da Agricultura. Após a análise, os recursos são liberados para que o agricultor possa efetuar o pagamento ao fornecedor que oferecer a proposta mais barata.

Simultaneamente, Sidnei Simon reforçou que a Epagri está trabalhando para garantir que essas políticas públicas atendam às necessidades reais dos agricultores da região, com o objetivo de minimizar os impactos da estiagem e promover a sustentabilidade na agricultura.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.