06.03.2021 às 17:32h - atualizado em 06.03.2021 às 17:37h - Economia

Comércio foca em regras e expectativa pela vacina para retomar economia

Cristian Lösch

Por: Cristian Lösch São Miguel do Oeste - SC

Comércio foca em regras e expectativa pela vacina para retomar economia

Um dos setores mais afetados pela pandemia do coronavírus, o comércio de Santa Catarina está focando nas regras sanitárias para poder seguir funcionando e tentar recuperar as perdas econômicas do último ano. As entidades que representam a classe destacam que, com o respeito às regras que já existem e a expectativa pela vacinação da população, é possível atender com segurança.

Entre os comerciantes, há uma expectativa positiva para uma recuperação nos próximos meses, mesmo com a situação delicada que o Estado vive. Dono de uma loja de roupas em Joinville, o empresário Clécio Giacomelli apostou nas vendas online desde o ano passado e, agora, segue as regras para poder atender aos clientes:

A gente está bem otimista, mesmo vivendo um momento difícil. Mas superamos 2020 e vamos agora com uma expectativa de trabalhar, é o que a gente precisa, o comércio tem seguido todas as orientações. A gente só quer trabalhar.

Presidente da Fecomércio-SC (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), Bruno Breithaupt destaca que a principal recomendação aos empresários é o respeito de forma rígida às medidas em vigor, e que com isso a federação tem registrado números baixos de contaminação no comércio:

- Uso de máscaras, álcool gel, é o principal. Evitando dessa maneira a proliferação do vírus. Nós entendemos que vacina seria uma solução, a maneira preventiva, seria a sugestão para que a economia junto com a saúde possa neste momento grave se sustentar para que, efetivamente, todos tenham uma possibilidade de trabalhar e manter a sua saúde.

A orientação da Fecomércio também é confirmada pela Fiesc (Federação das Indústrias do Estado de SC). Para o presidente da entidade, Mário Cezar de Aguiar, é preciso manter os protocolos para garantir a arrecadação de impostos e a manutenção dos empregos:

- Para que Santa Catarina continue com sua atividade econômica, é fundamental que comércio, indústria e serviço sigam rigorosamente os protocolos para manter a saúde dos colaboradores.

Economista aponta que somente com a vacinação o setor terá recuperação total

Mesmo de portas abertas e atendendo dentro das medidas em vigor, o setor de comércio e serviços deve ver uma retomada das vendas para o patamar tradicional somente após a vacinação em larga escala no Brasil. A opinião é do professor de Economia da UFSC, João Rogério Sanson.

Para ele, o momento deve ser de planejamento para os empresários, que precisam se preparar para o momento em que a população se sentir mais segura para sair e comprar.

- A recuperação da economia vai depender claramente da vacinação. Pelo o que se vê não vai se resolver antes do segundo semestre, em um nível que permita a recuperação da atividade econômica. Na medida em que os efeitos da vacinação apareçam, a gente deverá ter a recuperação da atividade. Se tudo der certo, deve acontecer no segundo semestre - avalia o professor.

Fonte: Nsc Total

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.