06.03.2018 às 07:35h - atualizado em 06.03.2018 às 14:50h - Justiça

Ministro do STF determina quebra de sigilo bancário de Temer

João Bresolin

Por: João Bresolin São Miguel do Oeste - SC

Continua depois da publicidade

Ministro do STF determina quebra de sigilo bancário de Temer

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, determinou a quebra do sigilo bancário do presidente Michel Temer na investigação sobre supostas irregularidades em decreto relacionado ao setor portuário.

Essa é a primeira vez que um presidente da República no exercício do mandato tem o sigilo bancário quebrado por ordem judicial, sendo que a quebra será pelo período entre 1º de janeiro de 2013 a 30 de junho de 2017.

O ministro também autorizou o levantamento do sigilo bancário de três pessoas próximas a Temer, sendo os ex-assessores João Baptista Lima Filho, conhecido como coronel Lima, José Yunes e Rodrigo da Rocha Loures.

A decisão inclui ainda Antonio Celso Grecco e Ricardo Mesquita, respectivamente, dono e executivo da Rodrimar, uma das concessionárias do porto de Santos.

A Polícia Federal apura suspeita de pagamento de propina na edição do decreto que prorrogou os contratos do setor portuário.

A medida permite que a exploração de terminais tenha prazo de 35 anos e possa ser renovada até o limite de 70 anos, sem licitação.

Uma das linhas de investigação indica que parte da norma assinada pelo presidente teria sido direcionada para favorecer a Rodrimar a partir de negociações supostamente intermediadas por Rocha Loures.

Em outra decisão no STF, na semana passada, o ministro Edson Fachin autorizou que o presidente seja investigado sobre suposto pagamento de propina por parte da Odebrecht, visto que em 2014, Temer recebeu Marcelo Odebrecht e o diretor da empreiteira Cláudio Melo em jantar no Palácio do Jaburu.

Os executivos relataram que, na conversa, foi discutida uma contribuição da empresa ao PMDB por caixa 2 em troca de ajuda para contratos na Secretaria de Aviação Civil.

Fonte: DC

Continua depois da publicidade

Comentar pelo Facebook

AL Contabilidade
Advocacia Fávero
Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.