06.02.2024 às 10:42h - atualizado em 06.02.2024 às 11:18h - Saúde

São João do Oeste realiza intenso trabalho na Saúde Mental com ações o ano inteiro

O método preventivo consiste em buscar um suporte avançado com projetos nas escolas e vários segmentos de uma forma mais ampla.

Diana Isabel

Por: Diana Isabel Itapiranga - SC

São João do Oeste realiza intenso trabalho na Saúde Mental com ações o ano inteiro
Foto: Ascom/Divulgação

O município de São João do Oeste possui estratégias de atendimento especializado na Saúde Mental com ações no ano inteiro. Conforme o psicólogo, Miguel Rodriguez, os resultados positivos ocorrem em parcerias com o Hospital Santa Casa Rural, agentes comunitárias de saúde, médicos e enfermeiras que possuem envolvimento nas diversas ações que são realizadas. Também são envolvidos grupos de mães e CRAS na busca de conscientização da importância de medidas preventivas na saúde mental.

Rodrigues afirma que a fila de espera reduziu de maneira significativa nos últimos anos, porém, a equipe busca ampliar os contatos para identificar pessoas que precisam de auxílio. O método preventivo consiste em buscar um suporte muito avançado com projetos nas escolas e vários segmentos de uma forma mais ampla.

O psicólogo chama atenção que São João do Oeste intensifica trabalho com diferentes profissionais e possui resultado positivo. Miguel Rodrigues lembra que em dezembro esteve na Conferência Nacional de Saúde Mental em Brasília e foi debatido sobre o aumento de suicídio na região sul do Brasil. Segundo ele, um cenário contrário aos números registrado no Brasil e no mundo, que apresentam redução nestes índices. São João do Oeste busca reforçar o trabalho de maneira precoce nas escolas, grupos de adolescentes, buscando a prevenção para evitar que na vida adulta estas pessoas cometam o suicídio.

O município também investe na contratação de novos psicólogos para atender a demanda devido ao grande número de pessoas que buscam atendimento. Conforme Miguel Rodrigues, vários fatores precisam ser rastreado e avaliados para evitar um processo de adoecimento mental. Ele menciona o histórico familiar e comportamento das pessoas que acabam agravando transtornos. O psicólogo afirma que é preciso identificar os sinais, como transtornos do sono, transtorno alimentar e comportamento. Rodrigues observa que nem toda a tristeza é sinal de depressão. É preciso observar pelo menos quatro sintomas por um período mais prolongado para identificar um quadro de depressão.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.