06.02.2024 às 08:14h - atualizado em 06.02.2024 às 08:25h - Bombeiros

Bombeiros alertam sobre prazo de validade de extintores de incêndio

Cleide Thessing

Por: Cleide Thessing Iporã do Oeste - SC

Bombeiros alertam sobre prazo de validade de extintores de incêndio
Arquivo/Rádio Oeste

O Corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste vem recebendo nos últimos dias, diversas reclamações da população, em relação à empresas que estão visitando comércios da região, e solicitando a troca de extintores. Conforme o comandante, sargento Oldair Schmitz, a única entidade que realiza vistorias e exige as trocas, é a corporação dos bombeiros.

Ele explica que as empresas fornecem a garantia de um ano para o produto, porém a validade do extintor de incêndio é de cinco anos. Nesse período é efetuado o teste hidrostático do casco para averiguação da pressão da carga do agente extintor, cujo ponteiro do manômetro deve estar sobre a faixa verde. Já os extintores com CO2 que não possuem manômetro, devem ser pesados para averiguar a pressão. Outro ponto a ser levado em consideração para comprovar o prazo de validade, é o lacre, que não pode estar rompido.

Schmitz enfatiza que existem diversos casos em que os proprietários de estabelecimentos acabam realizando gastos elevados com a troca de extintores, sem necessidade. O sargento, comandante do Corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste enaltece que em caso de dúvidas, a população pode levar os extintores até a corporação para realizar uma análise, e conferir a validade do mesmo.

Nos casos em que são realizadas as vistorias para conferência do sistema de segurança, e for comprovado o vencimento da validade do extintor, o proprietário recebe um determinado prazo, para que seja realizada a troca, evitando o pagamento de futuras multas.

Foto(s): Arquivo/Rádio Oeste

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.