06.02.2024 às 14:44h - atualizado em 06.02.2024 às 16:18h - Geral
O projeto - modelo da Casan vai atender os municípios de Tunápolis, Santa Helena, Belmonte, Paraíso, Barra Bonita e área industrial de São Miguel do Oeste
Teve início na manhã desta segunda feira,05, a remoção dos equipamentos e estruturas dispensáveis da estação de tratamento de dejetos humanos em Descanso. O trabalho permite ao Governo Municipal avançar no compromisso de liberar o espaço, para que a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) possa implantar um novo sistema, originário da França, visando efetiva operação da unidade.
De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Econômico do município Paulo Lauxen, a decisão foi tomada após aprovação unânime de um projeto de lei encaminhado para a Câmara de Vereadores. Cita que em março de 2022, um marco importante foi estabelecido quando a Casan assinou um termo de cooperação com o município para assumir a operação da Estação de Tratamento.
Após meses de testes, ficou evidente a ineficiência do modelo tradicional de tratamento. Como resposta, a Casan desenvolveu um projeto inovador que será colocado em prática a partir desse mês. Diferente do método convencional, a estação agora contará com um jardim filtrante, onde solo e plantas se unem para degradar a matéria orgânica, dispensando o uso de produtos químicos e equipamentos eletromecânicos tradicionalmente empregados.
O município possui um termo de cooperação com sete municípios da região, entre eles, Tunápolis, Santa Helena, Belmonte, Paraíso, Barra Bonita, e área industrial de São Miguel do Oeste, que farão o uso da estação.
Em entrevista à Rádio Oeste, o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo Lauxen, expressou sua confiança e entusiasmo com o projeto da Casan, ressaltando a importância desse passo importante para o desenvolvimento sustentável de Descanso. Ele enaltece a preocupação do Governo Municipal em implantar soluções inovadoras e sustentáveis para o tratamento de resíduos no município, a fim de preservar o meio ambiente e contribuir com a qualidade de vida da população.
Paulo Lauxen afirma que a estimativa da administração municipal é dar início às atividades da nova estação, a partir do mês de junho de 2024.
Comentar pelo Facebook