06.02.2021 às 10:34h - atualizado em 06.02.2021 às 13:39h - Saúde
Conforme o médico de Itapiranga, Dr. Dionísio Nunes, o Dia Mundial de Combate ao Câncer é celebrado em 4 de fevereiro. De acordo com ele, a data foi criada com o objetivo de aumentar a conscientização e a educação mundial sobre a doença.
Segundo Dionísio Nunes, o câncer é uma doença que não possui cura definitiva. Para ele, existe tratamento, principalmente em linfomas e câncer de mama, os quais respondem positivamente na quimioterapia, mas em tratamentos paliativos, ainda não há uma perspectiva de vida longa.
Nunes salienta que o número de casos vem aumentando em toda região, e isso se deve principalmente pela qualidade de vida das pessoas. O médico destaca que o fator determinante é o tipo de alimentação. Conforme ele, pesquisas demonstram que pessoas obesas são as principais precursoras do câncer. Conforme ele, praticar exercícios físicos também auxilia na prevenção. O doutor lembra que pessoas sedentárias, que não praticam nenhum tipo de exercício, possuem grande probabilidade de desenvolver um câncer. Para ele, o estilo de vida que a pessoa leva é o que define a saúde.
Dionísio destaca como cânceres mais comuns e severos, complicações no estômago, pâncreas, intestino e pulmão. O médico explica que todas as pessoas nascem com os tipos de cânceres no corpo, porém, ele se manifesta com possíveis hábitos negativos. Dionísio Nunes enfatiza que as práticas impulsionam na abertura do desenvolvimento do câncer.
Conforme o médico, não existe regra de faixa etária, pois atualmente o câncer é desenvolvido em linfoma juvenil e até mesmo em pessoas idosas. O Dr. Dionísio Nunes ressalta que o importante é a prevenção com cuidados básicos desde a alimentação, até mesmo a realização de exames preventivos.
Comentar pelo Facebook