06.02.2020 às 17:31h - atualizado em 06.02.2020 às 19:16h - Saúde
O ambulatório de Infecções Sexualmente Transmissíveis e AIDS da Secretaria Municipal de Saúde divulgou nesta semana o relatório dos atendimentos realizados em 2019. De acordo com a Coordenadora do ambulatório IST AIDS, Juliana Pinheiro, a estrutura fez 17 mil atendimentos no ano passado. Uma das principias ações foi o aumento dos testes rápidos de HIV com cerca de seis mil exames aplicados. Juliana disse que apenas 10% desse público fez o teste porque teve um comportamento de risco e ficou preocupado com uma possível contaminação pelo HIV. Na visão da enfermeira o dado é positivo já que revela que 90% das pessoas incluíram o teste na relação de exames periódicos para verificar as condições de saúde.
O ambulatório de IST Aids confirmou 20 novos casos de Aids em 2019. De acordo com a coordenadora do ambulatório IST Aids, Juliana Pinheiro, a estrutura atende 21 municípios da região e atualmente 270 pessoas com o vírus da doença estão em acompanhamento. Ela comentou que em 2019 a Aids avançou principalmente entre homens e jovens com menos de 35 anos.
Cerca de mil pessoas com hepatite estão sendo acompanhadas pelo ambulatório de IST-Aids da secretaria de Saúde de São Miguel do Oeste. A informação está no relatório divulgado nesta semana pelo município. A Coordenadora do ambulatório IST AIDS, Juliana Pinheiro, disse que o dado é expressivo e revela que a doença tem uma incidência importante na cidade. Ela também destacou o trabalho preventivo do ambulatório. Em 2019, também foram realizadas 30 ações educativas em empresas da cidade e distribuídos mais de 200 mil preservativos. Além disso, foram agendadas mais de 200 consultas para sífilis.
Comentar pelo Facebook