06.01.2021 às 14:54h - atualizado em 06.01.2021 às 15:31h - Coronavírus
A secretária, Roseli Bonavigo, é enfermeira na unidade de Saúde há dez anos, possui experiência também no hospital universitário de Bragança Paulista, São Paulo, e atuou em clínicas de especialidades. Ela afirma que recebeu com surpresa o convite para assumir a secretaria, e diz que será um desafio.
A secretária comenta que na manhã desta terça-feira, 05, ocorreu uma reunião com o comitê de crise, para discutir sobre o funcionamento da unidade, considerando que alguns profissionais estão em férias. Ela ressalta que o momento é crítico com relação à pandemia no município, e foi necessário reordenar a demanda da unidade, priorizando pacientes com sintomas de Covid.
Roseli lembra que a preocupação é também com a preservação da saúde dos profissionais, pois alguns já acabaram contraindo o vírus, que é de fácil transmissão.
A partir desta quarta-feira, 06, a secretária de Saúde de Tunápolis explica que será retomado o atendimento em espaço separado para pacientes com sintomas do vírus. Roseli Bonavigo esclarece que este atendimento diferenciado será feito na área de saúde dois, e as demais demandas serão atendidas pela área um. Ela lembra que mesmo para os demais casos, em que os pacientes procuram a unidade de saúde, será feita a triagem na área um para eliminar suspeitas de Covid. Pacientes com algum sintoma serão encaminhados para a área dois, restrita para atendimentos da Covid.
Roseli cita que no momento são 23 casos de coronavírus ativos, um paciente hospitalizado, dois óbitos e uma grande demanda diária de atendimentos na unidade de saúde.
O hospital de Tunápolis não possui leitos de Covid, e conforme a secretária, a preocupação é também quanto à alta ocupação dos leitos nos hospitais referência da região.
Comentar pelo Facebook