05.12.2023 às 13:19h - atualizado em 12.12.2023 às 08:36h - Educação

Sete escolas da Regional de Educação de Itapiranga não tiveram diretor eleito

Apenas 50% dos educandários tiveram definição dos diretores.

Diana Isabel

Por: Diana Isabel Itapiranga - SC

Sete escolas da Regional de Educação de Itapiranga não tiveram diretor eleito
Foto: Diana Isabel/Arquivo Rede Peperi

A eleição dos Planos de Gestão Escolar foi concluída nesta segunda-feira, 04, e apenas 50% dos educandários tiveram definição dos diretores.

A votação que decidiu os Planos de Gestão Escolares e os diretores das escolas estaduais de Santa Catarina para os próximos quatro anos iniciou domingo e encerrou às 20 horas desta segunda-feira, 04. Professores, alunos e responsáveis tiveram a oportunidade de decidirem o futuro da política educacional.

Diferente das últimas vezes, esta eleição promoveu uma mudança na participação mínima de cada um dos segmentos eleitorais. De acordo com o regulamento do Estado, para o novo dirigente escolar ser eleito, é preciso uma taxa de presença de alunos, responsáveis e profissionais da educação de 50% mais um, o que eleva a importância da adesão e do respaldo da comunidade no processo eleitoral.

Conforme o Coordenador Regional de Educação, Inácio Rohden, o período de vigência do Plano de Gestão é de 2024 a 2027.

Diretores eleitos

Na escola São Vicente de Itapiranga foi eleita Karine Locatelli Dinon Stumpf; Escola São José de Sede Capela, Sueli Von Borstel; Escola Ludgero Wiggers de Linha Conceição, Paulo Vergutz; Escola Padre João Rick - Linha Ervalzinho, Adair José Schwab; Escola de Linha Pitangueira, Tunápolis, Leilane Ely Giordono; Escola de Santa Helena, Marciana Gava Guerra; Escola de São Lourenço, interior de Iporã do Oeste, Rejane Inês Schwebgber Graff; Escola do CEJA, Loiva HecK Schaeffer.

A escola Vendelino Seidel registrou um caso de falta de adesão, pois não atingiu o quórum mínimo do segmento de pais e neste caso a Secretaria de Estado da Educação nomeia o diretor.

Escolas que não tiveram candidatos

Um fato chama atenção na eleição dos gestores escolares da rede estadual de ensino. Seis escolas não tiveram proponentes. Isso significa que nenhum professor efetivo manifestou interesse em assumir a direção do educandário.

Conforme o Coordenador Regional de Educação, Inácio Rohden, estão nesta lista as escolas Porto Novo, Humberto Machado e Santo Antônio, de Itapiranga; Escola Balduíno Rambo de Tunápolis e Madre Benvenuta e Cristo Rei, de São João do Oeste.

O Plano de Gestão destas escolas, a partir do próximo ano ainda será definido pela Coordenadoria Regional.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.