05.12.2022 às 14:02h - atualizado em 05.12.2022 às 14:09h - Meio Ambiente
Uma Audiência Pública, a partir das 13h30 desta quarta-feira, 07, vai discutir sobre a poluição dos cursos d’água, em São João do Oeste. O encontro organizado pela Prefeitura Municipal vai ocorrer na Câmara Municipal de Vereadores.
De acordo com o prefeito, Genésio Anton, foram convidados representantes de diversos órgãos como o CONDER Ambiental, Instituto do Meio Ambiente, Polícia Militar Ambiental e o Ministério Público.
Também terá a participação de integrantes da Associação dos Suinocultores, Cooperativas, Empresas Integradoras, Laticínios, Associação Comercial, Prefeitura e munícipes em geral.
O objetivo principal é de expor a real situação vivida no município e buscar soluções de forma conjunta para acabar com a poluição dos córregos e rios, principalmente com dejetos de animais.
Rio Fortaleza não fornece água de qualidade para as Estações de Tratamento da cidade
A observação é do prefeito de São João do Oeste, Genésio Anton. Conforme ele, atualmente a captação de água para o consumo humano ocorre nesse rio, que possui toda a sua bacia hidrográfica no município e sofre com recorrentes episódios de poluição.
Ele afirma que é preciso encarar a situação de frente e resolvê-la definitivamente, inibindo o despejo irregular de dejetos nas lavouras e o enterro inapropriado das carcaças de animais mortos.
O prefeito de São João do Oeste antecipa que uma das sugestões que será proposta é uma alteração na Lei Ambiental, permitindo que o produtor possa ceder os dejetos para outras propriedades que não constam na sua Licença Ambiental.
Ele observa que uma das grandes dificuldades enfrentadas pelos produtores do município é a destinação correta do grande volume de dejetos produzido nas granjas.
Comentar pelo Facebook