05.11.2020 às 14:59h - atualizado em 05.11.2020 às 15:03h - Saúde

Urologista chama atenção para falta de cuidados com a saúde masculina

Adilson Kipper

Por: Adilson Kipper Iporã do Oeste - SC

Urologista chama atenção para falta de cuidados com a saúde masculina

Assim como o outubro rosa, voltado à saúde da mulher, o novembro azul chama atenção para os cuidados com a saúde do homem.

Conforme o urologista, Ricardo Martins, tradicionalmente, a mulher é mais cuidadosa em comparação ao homem quando se trata da saúde. Ele afirma que não somente o câncer de próstata, mas a maioria dos cânceres urológicos, como de testículo, bexiga e rins, são silenciosos na fase inicial, ou seja, não apresentam sintomas.

O urologista explica que o câncer de próstata é apenas um dos cânceres que afeta os homens, pois existem outros, menos divulgados, como o tumor de testículo. Ele comenta que este tumor é mais frequente em homens de 15 a 35 anos, e na fase inicial não apresenta sintomas, e geralmente se apresenta como um caroço em um dos testículos.

O método de diagnóstico é somente a apalpação, que deve ser feita semanalmente.

Para o urologista, não deveria existir um mês específico para maior atenção a prevenção das doenças masculinas, mas sim, o alerta deveria ser frequente. Ricardo Martins avalia que a preocupação com a saúde e o bem estar deve ocorrer sempre por meio da realização dos exames de rotina.

Conforme o urologista, os cânceres, principalmente de próstata, quando detectados na fase inicial a chance de cura é de mais de 95%.

Ele lembra que o câncer de bexiga está associado principalmente ao hábito de fumar, bem como, a exposição frequente a solventes. Martins cita que o câncer é identificado geralmente após a realização de um ultrassom, ou sangramento na urina que indica tumor.

O urologista enfatiza que o exame do PSA não diagnostica o câncer, somente aponta a possibilidade da doença, por isso a importância de fazer também o toque retal. O exame é indicado para homens a partir dos 50 anos, ou 45 anos, caso haja casos de câncer de próstata na família.

Foto(s): divulgação/internet

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.