05.10.2023 às 08:32h - atualizado em 05.10.2023 às 10:07h - Chuvas

Cheia do Rio Uruguai interrompe travessia da barca, em Mondaí

Usina Foz do Chapecó segue com alta vazão vertida nesta quinta-feira, 05.

Marcos Herbert

Por: Marcos Herbert Iporã do Oeste - SC

Cheia do Rio Uruguai interrompe travessia da barca, em Mondaí
Travessia da barca está interrompida em Mondaí | Foto: Guilherme Pisetta

Com a elevação do nível de água no Rio Uruguai, ocasionada pelas fortes chuvas dos últimos dias, a empresa “Navegação Porto Feliz” interrompeu a travessia da barca entre os municípios de Mondaí/SC e Vicente Dutra/RS. Conforme o proprietário, Guilherme Pisetta, a medida foi tomada no início da noite desta quarta-feira, 04, devido à forte correnteza e a descida de madeiras rio abaixo, o que dificulta o trabalho de navegação e diminui a segurança.

Por volta das 08h desta quinta-feira, 05, o nível da água estava 8 metros acima do normal. Pisetta informou que o trabalho ficará interrompido durante todo o dia e só será retomado quando a água baixar para cerca de 6 metros. No início da manhã, a Defesa Civil de Santa Catarina alertou para ocorrência de inundações nos municípios de Caibi, Itapiranga, Mondaí, Palmitos e São Carlos. A Usina Foz do Chapecó segue com alta vazão vertida, com 10.520 m³/s, na medição publicada às 09h desta quinta-feira, 05.

Na manhã da última terça-feira, 03, a empresa publicou uma nota afirmando que “devido às chuvas que estão ocorrendo na região da bacia do rio Uruguai, a Usina Foz do Chapecó está vertendo acima do habitual, mas dentro dos níveis normais de operação. A quantidade de água a ser liberada é determinada pelo Operador Nacional do Sistema, que coordena todas as usinas do país”.

Já na tarde desta quarta-feira, 04, a Foz do Chapecó Energia informou que a vazão continuava acima do habitual e que a previsão é de aumento das vazões, com cenário apresentando previsão de chuvas significativas para os próximos dias. Informou ainda que "a Foz do Chapecó está em contato constante com o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) que é o responsável pela coordenação dos reservatórios das usinas do Brasil, a fim de garantir uma operação assertiva do vertedouro".

Foto(s): Guilherme Pisetta/Navegação Porto Feliz

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.