cresol mobile

05.10.2020 às 06:49h - Saúde

Vigilância sanitária alerta sobre condicionamento de produtos em dias de calor

Kelly Figueiró

Por: Kelly Figueiró São José do Cedro - SC

 Vigilância sanitária alerta sobre condicionamento de produtos em dias de calor

Continua depois da publicidade

O fiscal em São José do Cedro, Marlon Kasper, explica que as orientações aos estabelecimentos que trabalham com alimentos, lanches e produtos in natura é que a manipulação seja feita com ambiente resfriado, com temperatura máxima de 25 graus. Segundo ele, como os dias estão apresentando calor, a recomendação é diminuir o tempo de contato. O fiscal lembra que nestas condições há risco de que os produtos estraguem ou então que sejam contaminados por bactérias. Ele sugere que haja um maior controle da temperatura, inclusive para alimentos quentes.

Kasper orienta que os consumidores observem as mercadorias expostas nos mercados. Em caso de problemas verificados nos estabelecimentos existe a orientação sobre as normas. Já nos locais onde forem encontrados produtos com condicionamento muito divergente do indicado, os fiscais fazem a recolha pelo risco dos malefícios à saúde.

Além disso, as mercadorias mesmo no prazo de validade podem estar estragadas. O fiscal lembra que apesar do prazo de consumo indicados nas embalagens, o condicionamento de forma errada pode estragar o produto. Ele orienta que os consumidores também observem as mercadorias expostas antes da compra. O fiscal comenta que nas residências os cuidados sobre as temperaturas e modo de armazenamento é ainda mais importante, tendo em vista que muitas vezes o produto já foi aberto e tem menor tempo de conservação. As orientações costumam constar nos rótulos. Os cuidados são importantes para evitar problemas de saúde, como intoxicações alimentares, diarreias, desidratação, vômitos ou contaminação por bactérias. Nestes casos além do setor de epidemiologia, a vigilância também faz uma investigação.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.