05.09.2023 às 07:39h - atualizado em 05.09.2023 às 08:26h - Meio Ambiente

Ciclone causa estragos com chuva forte e ventos de até 122 km/h

João Bresolin

Por: João Bresolin São Miguel do Oeste - SC

Ciclone causa estragos com chuva forte e ventos de até 122 km/h

Temporais associados a um ciclone extratropical que atuou em Santa Catarina causaram estragos no estado nesta segunda-feira, 04. Na região Sul, com chuva forte, houve registros de alagamentos, enxurradas e queda de barreira.

Já da região serrana ao Extremo-Oeste, a maior parte das ocorrências esteve associada aos ventos fortes, com rajadas de até 122 km/h na Serra, segundo a Defesa Civil.

Em Praia Grande, município no Sul do estado, a precipitação acumulada já era de 159 milímetros nas últimas 24 horas por volta das 18h30. A essa mesma altura, a cidade de Meleiro, com 105 mm de chuva também no intervalo de um dia, tinha ruas centrais e residências tomadas de água.

Do Oeste ao Extremo-Oeste, a Defesa Civil atendeu diversas ocorrências de destelhamentos, quedas de árvores e de estruturas de energia elétrica. Por volta das 17h, eram 100 mil unidades consumidoras com esse serviço comprometido, sendo a maior parte delas nessas duas regiões de Santa Catarina.

Em Dionísio Cerqueira, na fronteira com a Argentina, cerca de 40 casas foram destelhadas pelo vento. Em Xanxerê, onde as rajadas atingiram 113 km/h, ao menos cinco bairros tiveram imóveis atingidos e uma escola ficou danificada.

No Norte do estado, ao menos os municípios de Canoinhas e Três Barras também tiveram ocorrências associadas ao vendaval, como destelhamentos e quedas de árvores.

Na região Extremo-Oeste houve um destelhamento de residência no interior de Itapiranga e estragos em São José do Cedro, Princesa e Dionísio Cerqueira.

Matérias relacionadas

Residência tem parte de estrutura arrancada por fortes ventos no interior de Itapiranga

Municípios do Extremo Oeste são atingidos por vendaval

Fonte: NSC

Foto(s): Defesa Civil/Divulgação

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.