cresol mobile

05.08.2020 às 10:39h - atualizado em 05.08.2020 às 11:16h - Geral

Prazo para declaração do ITR inicia dia 18 deste mês

João Bresolin

Por: João Bresolin São Miguel do Oeste - SC

Prazo para declaração do ITR inicia dia 18 deste mês

Continua depois da publicidade

Vai iniciar no próximo dia 18 deste mês o prazo para a declaração do Imposto Territorial Rural, o ITR. A informação é do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Miguel do Oeste, Joel de Moura.

De acordo com ele, a partir dessa data os agricultores terão até o dia 30 de setembro para realizar o procedimento. Segundo ele, também existe uma expectativa que neste mês seja aberto o prazo para o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural, o CCIR, porém ainda não foi oficializado por parte da Receita Federal.

Joel de Moura alertou que os agricultores devem ter a máxima atenção na hora de preencher os documentos do ITR. Ele lembrou que desde outubro do ano passado está ocorrendo á ratificação das áreas de terras. Ele explicou que esse procedimento é realizado quando é necessário realizar o inventário da terra, além de doação de áreas e outros procedimentos que exigem uma série de documentos.

Conforme Joel é de extrema importância que os agricultores façam a documentação corretamente para evitar transtornos futuros. O sindicalista comentou que muitos agricultores estão enfrentando sérios problemas no ITR do ano passado visto as informações desencontradas. Ele disse que muitos fizeram a declaração de casa ou procuraram locais onde as pessoas não tinham todas as informações corretas. O sindicalista citou casos onde o agricultor declarou a área de terra bem abaixo do real valor e agora está sendo tributado no Imposto de Renda.

Joel de Moura declarou que para evitar essa situação é importante que o agricultor busque alguém de confiança e que faça toda a documentação corretamente. Ele lembrou que o Imposto Territorial Rural pode ser realizado de casa, via internet. Ele salientou, porém, que qualquer erro pode ocasionar complicações para os declarantes.

Joel ressaltou que o Sindicato e as extensões de base já estão com toda a estrutura montada para atender os agricultores a partir do dia 18. Ele reforçou que os interessados devem procurar o Sindicato sempre na parte da tarde. Dúvidas podem ser sanadas através do telefone 3622-6371.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.