cresol mobile

05.08.2020 às 08:35h - atualizado em 05.08.2020 às 08:37h - Religião

Dia do Padre: vocação deve surgir do desejo pessoal e não da imposição

Joana Reichert

Por: Joana Reichert Iporã do Oeste - SC

Dia do Padre: vocação deve surgir do desejo pessoal e não da imposição

Continua depois da publicidade

Neste dia 04 de agosto foi celebrado o Dia do Padre.

O padre Alcido Kunzler atuou por cerca de dez anos na Paróquia Nossa Senhora das Mercês de Iporã do Oeste, e no momento atua há cerca de três anos como chanceler da diocese de Chapecó.

Conforme Alcido, o Dia do Padre é voltado aos párocos, alusivo ao padroeiro dos padres São João Vianei, um sacerdote da França que atuava de forma simples e dedicado ao seu povo.

Alcido Kunzler diz que a vocação para a vida religiosa surge sempre de uma vontade pessoal, uma escolha e opção a ser seguida. Ele considera que ao longo da formação,a pessoa passa a se identificar ou não com a vocação, o que também exige dedicação, estudo e reflexão por parte dos seminaristas.

O chanceler cita que é importante destacar que a vocação religiosa não é algo pré-determinado, pois é uma escolha feita durante o caminho.

O chanceler da diocese de Chapecó diz que o desejo de ser padre, e a curiosidade pela profissão, não tem idade para se manifestar e pode surgir desde cedo.

Alcido Kunzler ressalta que um dos primeiros sinais é quando o jovem manifesta algum dom ou carinho pela ajuda ao próximo, dentro de uma comunidade de oração e reflexão onde está inserido. Ele lembra que geralmente são pessoas que já atuam como liderança dentro da igreja, e se sentem bem exercendo a função.

De acordo com o padre, quando este desejo da vocação fica mais claro, o jovem deve procurar o pároco e buscar as orientações para a formação.

A primeira etapa é a formação em curso superior, geralmente a graduação de filosofia, que é uma preparação para a teologia, próxima etapa de mais quatro anos. Alcido Kunzler lembra que apesar da liberação das celebrações presenciais, com os devidos cuidados, se percebe que o povo está receoso em comparecer as igrejas.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.