05.07.2023 às 15:59h - Prefeitura
Itapiranga realizou um investimento superior a R$ 12 milhões de reais na total revitalização da Avenida Uruguai. E uma das etapas inclui a edificação no espaço entre o passeio público e o Rio Uruguai. Os serviços incluem área de lazer com churrasqueiras, banheiros e estrutura para as pessoas curtirem o cenário de belezas naturais.
O Secretário de Administração de Itapiranga, Artêmio Scalon, destaca que o município vai adotar medidas para evitar vandalismo em áreas públicas. O espaço ainda não foi liberado para uso. A prefeitura avalia ações com sistema de videomonitoramento e serviço terceirizado de fiscalização para evitar vandalismo.
Scalon destaca também a necessidade de ações em parceria com as secretarias de Agricultura e da Saúde. Ele relata que a Vigilância Sanitária entende que este espaço pode servir para o desenvolvimento do mosquito transmissor da Dengue.
O Secretário de Administração, Obras e Serviços Urbanos, Artêmio Scalon, salienta que se trata de um local turístico com vista privilegiada para o Rio Uruguai, que as pessoas utilizam para caminhadas, porém, ainda não foi liberado o uso das churrasqueiras, em virtude das obras ainda estar em andamento.
Uma empresa terceirizada também atua na limpeza e poda de árvores, sem realizar o corte total por ser área de preservação. Artêmio Scalon avalia que o município precisa de um trabalho intenso no envolvimento das secretarias de Saúde, Agricultura e Administração. O grande volume de lixo acumulado nas proximidades das churrasqueira, motiva a instalação de câmaras de monitoramento, além de serviço terceirizado para acompanhar os frequentadores do local.
O Secretário de Administração afirma que não é possível o município ficar refém de pessoas que não sabem cuidar do patrimônio público. Conforme Artêmio Scalon, o vandalismo é algo que precisa ser combatido com veemência, pois afeta recursos que são de todos e inibe a presença de famílias em ambientes tradicionais.
Itapiranga tem adotado medidas de vídeo monitoramento e restrições em áreas de lazer e registra resultado positivo, como é o caso na Barra do Macaco, em linha Laranjeira. De acordo com Scalon, a Avenida Uruguai será uma atração turística após a conclusão das obras e precisa ser mantida em boas condições para que todos tenham oportunidade de aproveitar.
Foto(s): Diana Isabel/Rede Peperi
Comentar pelo Facebook