05.07.2023 às 09:53h - atualizado em 05.07.2023 às 09:56h - Obras
Município de Guarujá do Sul irá auxiliar financeiramente os habitantes que necessitem de adequações no saneamento básico. Conforme o prefeito Cláudio Júnior Weschenfelder, na última sessão da câmara de vereadores ocorreu à aprovação em segunda e última votação, o projeto de lei que regulamenta a implantação do programa de subsídio do saneamento básico desde o perímetro urbano como o rural, para a adequação do sistema de esgotamento sanitário.
Existem dois aspectos que ajudam a contextualizar e justificar estas medidas. Desde o ano de 2021 está vigente o marco regulamentário do saneamento básico que estabelece que até o ano de 2033 que 99 por cento das residências brasileiras devem ter acesso a água tratada e 90 por cento das residências possuírem a cobertura do esgoto sanitário.
Segundo Cláudio Júnior Weschenfelder, com o projeto aprovado o município está apto a subsidiar parcialmente os custos de implantação deste sistema de esgoto sanitário para quem não possui este tipo de tratamento.
Sendo que, o município custeia o escavo e a mão de obra para ter um serviço padronizado. E o morador adquire o sistema da fossa com o filtro, e os moradores que se enquadram nos critérios de baixa renda, poderão receber o sistema completo do poder municipal. E os moradores que não se encaixam no critério socioeconômico de renda poderão usufruir da lei do pacto pelo saneamento do juro zero, onde o município irá bancar o juro para que o morador possa fazer uma operação de crédito para poder custear a aquisição dos equipamentos necessários.
Foto(s): Everton Macedo/Portal Peperi
Comentar pelo Facebook