05.07.2018 às 08:30h - atualizado em 05.07.2018 às 10:20h - Agricultura

Diversificação na produção garante renda e futuro em propriedade rural familiar

Kelly Figueiró

Por: Kelly Figueiró São José do Cedro - SC

Diversificação na produção garante renda e futuro em propriedade rural familiar

A propriedade de Algeu Fagundes localizada na Linha Imperatriz, em São José do Cedro, é uma Unidade de Referência para a região, uma vez que é exemplo de agricultura familiar e sucessão. Ele afirma que a ideia de investir em uma agroindústria paralelamente a atividade leiteira começou a partir de um estudo de viabilidade feito por seu filho na Casa Familiar Rural em 2008.

O produtor revela que a família já fazia alguns produtos com a cana de açúcar de forma artesanal e vendia para vizinhos. Em seguida, a família decidiu buscar apoio da Epagri para um planejamento da empresa familiar que hoje em dia produz melado, açúcar mascavo, cachaça, licor entre outros produtos. Ele destaca que o maior desafio foi a compra dos equipamentos e a formalização para iniciar a venda. Algeu afirma que o trabalho é constante, sendo iniciado com o cultivo da cana, o corte, a separação, a moagem, e na sequência a produção dos vários derivados. Conforme ele, foram vários cursos para chegar nesta etapa.

A agroindústria do interior de São José do Cedro aposta na qualidade e fidelização dos clientes para conquista de lucro. O proprietário afirma que o objetivo é que as pessoas adquiram confiança e se tornem clientes por muitos anos, garantindo o escoamento da produção. A maioria dos mercados locais já comercializa o melado e o açúcar. A cachaça, por sua vez, depende do registro. Fagundes admite que a produção de cana na propriedade já não atende a demanda e por isso são feitas parcerias com vizinhos e demais agricultores. Ele afirma que nestes casos a pessoa que levar a cana ganha 50% do valor do produto.

O produtor destaca que a cooperação tem sido determinante para que o negocio dê certo e possa prosperar. Lembra que há também o manejo do gado de leite, feito por um dos filhos e pela nora. Outro filho ajuda na fábrica. A propriedade está atuando também com pomar de frutas para ampliar os lucros. São duas variedades de bergamotas, devendo ser ampliada para mais duas e uma de laranja. Ao todo, são seis pessoas da família atuando nas três atividades agrícolas.

Foto(s): Ivan Guilherme e Cassia dos Santos / Portal Peperi

Comentar pelo Facebook

AL Contabilidade
Advocacia Fávero
Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.