05.06.2024 às 13:47h - atualizado em 05.06.2024 às 13:57h - Educação

Tunápolis promove curso aos professores sobre autismo

Ricardo do Nascimento

Por: Ricardo do Nascimento Itapiranga - SC

Tunápolis promove curso aos professores sobre autismo
Foto: Arquivo Rede Peperi

Psicóloga alerta para cuidados com o Transtorno do neurodesenvolvimento. Município de Tunápolis realiza um trabalho pioneiro em relação aos Transtornos do Espectro Autista. Capacitação visa proporcionar atualização e mais informações diante do crescimento no número de crianças matriculadas na rede municipal de ensino, em especialmente na educação infantil com necessidade de atenção devido a transtornos. Segundo a a Psicóloga da Secretaria da Educação de Tunápolis, Carlise Lezonier, os cursos normalmente são de difícil acesso e de alto custo. Tunápolis disponibiliza aulas com pediatra e neurologista especialistas em Espectro Autista. É um conteúdo bastante amplo em um curso completo visando ampliar a capacidade dos profissionais atenderem de forma mais adequada.

O curso tem objetivo de capacitar os profissionais e os familiares para perceberem os primeiros sinais, como buscar o diagnóstico, exames recomendados, causas do transtorno, níveis de suporte, tipos de atendimentos necessários, sinais e sintomas que os profissionais precisam estar atentos. A Psicóloga da Secretaria da Educação de Tunápolis, Carlise Lezonier informa que é preciso estar atento para perceber desde o berçário, além de acompanhar as crianças, adolescentes e adultos e ainda observar as diferentes manifestações em meninos e meninas. O repasse de informações para os profissionais da educação ocorre em decorrência da constatação de vários casos do Transtornos do Espectro Autista. Município investe em um curso online com mais de 100 horas. De acordo com a Psicóloga da Secretaria da Educação de Tunápolis, Carlise Lezonier é preciso ampliar as informações para os professores.

A Psicóloga afirma que a principal demanda está na educação infantil e por isso a necessidade de capacitação para os profissionais. O desafio é de preparar as pessoas para lidarem de forma mais adequada com as crianças que tiverem diagnóstico do neurodesenvolvimento. Conforme Carlise Lezonier, o município oferece curso online, porém com a equipe reunida nas terças-feiras a noite, incluindo profissionais da Educação, Assistência Social, APAE e também os pais das crianças com Transtorno do Espectro Autista. Os encontros ocorrem no auditório da casa da cultura com pelo menos três horas e duração. Após as orientações de um especialista ocorre uma roda de conversas para avaliação da realidade de cada um e a troca de vivências.

Carlise Lezonier informa que uma em cada 36 pessoas possuí autismo. A Psicóloga destaca que neste cenário é preciso buscar o máximo de informações sobre terapias, medicação e outros cuidados. Salienta ainda que não existe diferentes tipos de autismo, porém atualmente ocorrem três classificações de acordo com o grau de transtorno que é diagnosticado. A Psicóloga da Secretaria da Educação de Tunápolis considera relevantes os cuidados adotados pela família e também dos profissionais das escolas. Carlise destaca que o apoio do segundo professor em sala de aula é fundamental para o atendimento especializado.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.