05.06.2018 às 15:41h - atualizado em 06.06.2018 às 07:43h - Segurança

Santa Catarina tem a segunda menor taxa de homicídios do país

Marcos de Lima

Por: Marcos de Lima São Miguel do Oeste - SC

Santa Catarina tem a segunda menor taxa de homicídios do país
Foto: Divulgação / Policia Civil

O Ipea, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada divulgou nesta terça-feira, 05, o Atlas da Violência com dados de 2016. Houve 62.517 homicídios naquele ano no Brasil. Pela primeira vez em sua história, o Brasil ultrapassou o patamar de 30 homicídios por 100 mil habitantes, sendo que a taxa nacional foi de 30,3 homicídios em 2016.

Por sua vez, Santa Catarina tem a segunda menor taxa de homicídios entre os estados com 14,2 mortes por grupo de 100 mil habitantes. A taxa mais baixa é a de São Paulo com 10,9 mortes por 100 mil habitantes. Nacionalmente, 11 Estados apresentaram crescimento gradativo da violência letal nos últimos 10 anos. Com exceção do vizinho Rio Grande do Sul, todos eles se localizam no norte e nordeste brasileiro.

Para o Secretário de Segurança Pública, Alceu de Oliveira Pinto Júnior, os homicídios baixaram 30% este ano no estado em comparação com o mesmo período do ano anterior. Segundo ele embora sejamos a segunda menor taxa, ela ainda é alta diante dos índices internacionais. Ele espera ainda conquistar índices melhores.

Alceu salienta que neste tempo à frente da secretaria houve um aumento no número de apreensões de drogas e armas pesadas. Ele acredita que para solucionar os problemas relacionados ao crime algumas medidas devem ser tomadas, entre elas, ele cita que o estado precisa aprimorar o sistema de prevenção ao crime com oportunidades sociais para tirar a juventude da massa do crime, baixar a força do crime organizado com trabalhos específicos como mapeamento financeiro das organizações criminosas e atuar no sistema prisional para baixar a entrada de presos e qualificar a saída dos presos em trabalhos de ressocialização.

Fonte: NSC Total

Comentar pelo Facebook

Advocacia Fávero
AL Contabilidade
Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.