05.05.2025 às 15:22h - Política

Federação entre União e Progressistas pode ter impactos na política local

Ricardo Orso

Por: Ricardo Orso São Miguel do Oeste - SC

Federação entre União e Progressistas pode ter impactos na política local
Foto: Divulgação, Internet

O União Brasil e o Progressistas oficializaram na última semana a criação de uma federação partidária que será batizada de União Progressista. Em Santa Catarina, essa união reúne 62 prefeituras, além de deputados e vereadores em diversas regiões do Estado.

Segundo o membro da executiva do União Brasil em São Miguel do Oeste, Paulo Drumm, a nova federação já tem data prevista para ser registrada, e será nos próximos meses, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com validade a partir de 2026 e duração mínima de quatro anos.

A estrutura da União Progressista será o PP, sozinho, já comanda 53 prefeituras em Santa Catarina, enquanto o União Brasil lidera nove. Em nível nacional, a federação nasce como a maior bancada da Câmara dos Deputados, com 109 parlamentares, além de 14 senadores, seis governadores, 1.350 prefeitos e 12.500 vereadores.

Ainda conforme Drumm, a federação não apaga a identidade dos partidos. Cada sigla manterá seus diretórios e executivas, tanto em nível estadual quanto municipal. “Essa federação apenas formaliza uma aproximação que já vinha sendo construída. É um passo que pode mudar o jogo na política local e estadual”, avaliou.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.