05.05.2025 às 20:23h - Saúde
A região que mais vem sentindo os efeitos da atual pressão das doenças respiratórias no sistema de saúde de Santa Catarina terá uma aumento emergencial de leitos. A informação é do secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi. Segundo ele, a maior dificuldade está na Foz do Rio Itajaí, como Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes, Itapema, entre outros.
Por conta disso, serão abertos 12 leitos pediátricos de suporte respiratório. Demarchi diz que para uma resposta imediata é preciso agir diferente. Há também a possibilidade de transferências entre regiões caso haja necessidade. Ele também não descarta que ocorra a compra de leitos em unidades particulares para o atendimento público.
O secretário ainda confirmou a informação trazida pela coluna na última sexta-feira (2) de que a prefeitura de Itajaí foi recomendada pelo Estado a decretar situação de emergência em saúde. Isto ocorre justamente por conta da alta dos casos de doenças respiratórias.
Da mesma forma, a prefeitura de Florianópolis recebeu a recomendação. O decreto da Capital foi assinado pelo prefeito Topazio Neto (PSD), na quinta-feira (1º).
Fonte: NSC Total
Comentar pelo Facebook