05.05.2023 às 19:03h - Chuvas
O problema ocorreu na Rua Santa Tereza D'Ávila, no Bairro Santa Tereza Baixo, em Itapiranga. O local passa por obras da prefeitura e também possui uma edificação residencial. Moradores relataram que a rua está intransitável, gerando problemas para as pessoas que residem nas proximidades, em especial trabalhadores que utilizam a via durante a noite e madrugada para o deslocamento ao trabalho. Crianças também enfrentam dificuldades no deslocamento para a escola em virtude das poças de água e bastante barro.
Com mais de 100 milímetros de chuva registrados nesta semana em Itapiranga, durante a noite de quinta-feira, 04, os bombeiros interditaram a rua devido a um deslizamento de terra, gerando ainda mais protestos dos moradores.
A mobilização das equipes responsáveis iniciou após os moradores solicitarem ajuda, incluindo entrevista na Rádio Itapiranga. Conforme o Comandante dos Bombeiros e Coordenador municipal da Defesa Civil, sargento André Rauber, o problema ocorreu em decorrência da obra de um morador. Após nova vistoria nesta sexta-feira, 05, a rua foi liberada, porém, a obra foi embargada para medidas que visam garantir a segurança no local.
Segundo Rauber, o morador se comprometeu a construir um muro de contensão para evitar mais deslizamentos. O Coordenador da Defesa Civil ressalta que a edificação não foi comprometida. A prefeitura forneceu lona para cobrir a área afetada pelo deslizamento.
Conforme o Secretário de Fazenda e Planejamento de Itapiranga, Maciel Welter, a equipe de engenharia da prefeitura esteve presente no local, juntamente com a Defesa Civil. Ele reconhece a dificuldade para transitar na Rua Santa Tereza D'Ávila, porém, ressalta que as obras da prefeitura não impactaram no fato da obra da casa ser embargada. O Secretário também menciona que o proprietário da residência esteve presente no local e se comprometeu em construir um muro de contenção para sustentar a encosta antes de dar sequência da edificação da casa.
De acordo com Maciel Welter, a pavimentação da Rua Santa Tereza D'Ávila é uma reivindicação antiga e no momento a prefeitura realiza obras de estruturação com deslocamento da rede de água potável e novas tubulações para escoamento da água da chuva.
A obra iniciou em fevereiro e possui quatro meses para a conclusão. O município realiza a parte estrutural e uma empresa foi contratada para a pavimentação com pedras irregulares. Conforme o Secretário, tudo está dentro do cronograma estipulado e os transtornos são inevitáveis devido as escavações que estão sendo feitas em um local de difícil acesso, devido a rua ser estreita e local de declive.
Foto(s): Elias Teixeira/Rede Peperi
Comentar pelo Facebook