05.05.2022 às 10:21h - atualizado em 05.05.2022 às 17:42h - Chuvas
A cheia do Rio Uruguai sempre gera preocupação, porém, conforme o Comandante do Corpo de Bombeiros de Itapiranga, sargento, André Rauber, o nível começa a estabilizar.
Os primeiros transtornos são com alagamento em áreas de camping e interrupção do trânsito em pontes na Estrada Beira Rio, a SC 283 de Itapiranga a Mondaí. Pelo menos dois locais estão interditados, em Sede Capela e Dourado. Os motoristas devem buscar rotas alternativas por São João do Oeste e outras comunidades do interior de Itapiranga, pois não tem previsão do trânsito ser liberado na Estrada Beira Rio.
O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil acompanha com atenção cada etapa do nível do Rio Uruguai. O comandante dos Bombeiros, sargento, André Rauber, explica que são estabelecidas cotas para cada situação. A partir de cinco metros acima do nível normal inicia o monitoramento a cada hora e as primeiras orientações aos ribeirinhos. Na cota de sete metros, iniciam as interdições de estradas.
O monitoramento também é em relação à vazão das barragens de Machadinho, Itá e Foz do Rio Chapecó. Rauber chama atenção que na cota de oito metros acima do nível normal, situação atual do Rio Uruguai, aumentam os transtornos com alagamentos. Caso o rio atingir nove metros serão atingidas as primeiras residências. O comandante reforça que a projeção é de estabilizar e não deve ultrapassar nove metros.
A Balsa de Itapiranga possui restrições no horário noturno, porém com serviço normal de travessia do Rio Uruguai durante o dia. Os barquinhos também realizam a passagem de pedestres somente durante o dia, pois no período noturno, com baixa visibilidade e a força da correnteza existe uma precaução muito grande com a segurança.
A ANA - Agência Nacional de Águas do Governo Federal também está em Itapiranga acompanhando a situação e realizando o monitoramento.
O sargento André Rauber, explica que a Defesa Civil e Corpo de Bombeiros seguem monitorando a vazão das hidrelétricas e mantém informações nos meios de comunicação. O comandante salienta que a população deve acionar o corpo de bombeiros somente em situações de emergência pelo telefone 193 e não ligar apenas por curiosidade sobre o nível de água do Rio Uruguai.
Às 10h, a Defesa Civil divulgou que o nível do rio esteve em 8,66 metros acima do normal, subindo quatro centímetros por hora.
Matérias relacionadas:
1. Defesa Civil monitora nível do Rio Uruguai em Itapiranga
2.Ponte é interditada no interior de Itapiranga devido a cheia
3. Cheia do Rio Uruguai suspende travessia da balsa em Mondaí
Foto(s): Diana Isabel/Rede Peperi
Comentar pelo Facebook