05.05.2020 às 11:39h - atualizado em 06.05.2020 às 07:56h - Agricultura
Segundo o gestor técnico de defesa agropecuária da Cidasc regional de São Miguel do Oeste, Ody Gonçalves, a partir da identificação de municípios com carência de profissionais em todo o estado, foram contratados novos profissionais veterinários para atuar nestes locais.
O gestor técnico explica que na regional eram quatro veterinários atuando a campo e com o reforço sete novos veterinários irão incrementar o quadro de profissionais em Iporã do Oeste, Itapiranga, Palma Sola e Guaraciaba. Já em fevereiro receberam novos veterinários São José do Cedo, Mondaí e Itapiranga.
Ele comenta que Iporã do Oeste será transformada em unidade veterinária local, e será contemplada com um profissional. Até então, o município possuía apenas um escritório de atendimento do ICASA, localizado em uma sala da prefeitura. A partir do dia 12 de maio passa a contar com o profissional veterinário Lucas Kuiava.
O atendimento as demandas pelo novo veterinário será feito a partir do encaminhamento do ICASA.
O gestor técnico de defesa agropecuária da Cidasc explica que inicialmente a auxiliar administrativa do ICASA fará o atendimento aos agricultores, e conforme a necessidade, a demanda será repassada ao veterinário da Cidasc.
Ody Gonçalves lembra que o profissional também estará disponível para esclarecer dúvidas, repassar orientações ao agricultor, receber também sugestões de ações e fazer o encaminhamentos dos programas da Cidasc.
Conforme o gestor técnico, a partir do reforço da equipe regional será possível desenvolver programas que já estão no planejamento da Cidasc.
Ele lembra que os atendimentos da Cidasc e ICASA estão relacionadas às doenças de notificação obrigatória, como tuberculose, brucelose e peste suína.
Comentar pelo Facebook